quinta-feira, 20 de setembro de 2018

“Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” 2018”

Texto e fotos: José Morais

Realizou-se esta quinta-feira em Lisboa, 20 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, mais uma edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, a organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB), no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

O Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” ao longo dos anos tem vindo a considerar diversas categorias; Autarquias, Cidadania, Comunicação Social, Empresas, Ativismo e Intervenção Social, Dinamização Cultural da Bicicleta, Site e Empresas de Transportes Públicos, sendo Prémio simbólico, e constituído por peças em vidro artesanal português.
 

Ao longo dos anos, muitos já foram os agraciados com este prémio, distinguindo-se em prol da bicicleta, nas diversas categorias, este ano, os galardoados foram, SRS Advogados, Neya Hotels, e SATA em empresas, Fernando Medina, em autarca presidente, Câmara Municipal de Setúbal em autarquias, Luís Carvalho e Filipe Gaivão, em cidadania, Ângelo Mesquita e Os Metralhas BTT, em ativismo e intervenção social, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em entidades públicas, Dar a Volta e Michael Suhr/Embaixada da Dinamarca, em dinamização cultura da bicicleta, Manfred Neun, em ativismo e intervenção social internacional.

O evento que começou cerca da 18,30, iniciou-se com as boas vindas aos participantes, e galardoados. Seguiu-se uma introdução pela FPCUB sobre o Prémio e seu significado, sendo apresentado de seguida um vídeo sobre o primeiro “Dia Sem Carros” realizado há 20 anos, e a primeira ciclovia de Lisboa, na era de João Soares, então presidente da Câmara Municipal da capital, que teve a coragem de aderir à iniciativa, sendo um dos três municípios do país, a celebrar o “Dia Sem Carros”, João Soares que também marcou presença hoje no Prémio Nacional Mobilidade, foi aplaudido pela assistência, e foi com emoção que assistiu ao vídeo, agradecendo o apoio de todos.

Este prémio foi sem dúvida também muito especial, depois de terem sido chamados todos os galardoados para receberem a lembrança e o diploma alusivo à iniciativa, onde foram relembradas as suas iniciativas em prol da bicicleta, e os mesmos terem agradecido o prémio recebido, foi o momento alto da tarde, quando foi anunciado um reconhecimento especial, a José Manuel Caetano, presidente da FPCUB, pelos 31 anos de dedicação e luta em defesa da bicicleta.

Ele que nunca quis receber o Prémio Nacional da Mobilidade, renunciando ao mesmo, entendeu assim a direção e colaboradores da FPCUB fazer a surpresa, e entregar ao presidente da instituição um diploma de reconhecimento, e ainda um prato alusivo, onde não poderia faltar uma bicicleta desenhada.

Foi sem dúvida um momento de emoção, tanto da parte dos órgãos sociais e colaboradores, como do próprio José Manuel Caetano, que referiu algumas palavras de agradecimento, cheias e emoção, onde se deu o encerramento do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com