domingo, 27 de maio de 2018

“Equipa Portugal/David Rosa foi 23.º em Nové Město”

Segunda prova da Seleção Nacional na Taça do Mundo de Cross-Country Olímpico 2018 termina com 23.º lugar de David Rosa. Na Elite feminina, Joana Monteiro foi 62.ª classificada

A viagem da Equipa Portugal até Nové Město na Moravě, na Républica Checa, terminou com a conquista do 23.º posto do campeão nacional David Rosa na principal prova do programa de competições. Na corrida Elite, o suíço Nino Schurter repetiu o triunfo do ano anterior mas, desta feita, sem grandes folgas. As seis voltas ao circuito acabaram ao sprint tendo o campeão mundial da especialidade batido, por escassos centímetros, o neo-zelândes Anton Cooper, segundo classificado.

Enquanto isso, o campeão nacional de XCO fez uma prova à altura dos vinte melhores do troéu terminando o rápido circuito - com piso seco - na 23.ª posição, superando o 24.º posto da passada semana, na prova da Taça do Mundo de Albstadt, na Alemanha. David Rosa completou a primeira volta na 26.ª posição subindo até ao 18.º posto na quarta e antepenúltima volta. A quebra veio na parte decisiva na qual desceu até ao 23.º posto final. Mário Costa, na 66.ª posição, e Ricardo Marinheiro, no 76.º lugar, foram os restantes portugueses em ação em Nové Město na Moravě.

"Foi uma corrida diferente da semana passada, com piso seco e muito mais rápida. Na sua segunda prova da Taça do Mundo esta temporada, o David Rosa mostrou um nível superior e melhorou a sua classificação face à ronda de Albstadt. No entanto, mais do que a classificação, noto a sua evolução dentro da corrida. Até à parte decisiva da última volta rodou no "top-20" e apesar de ter perdido dois ou três lugares já na parte final, terminou a 2m30s do vencedor. É uma evolução muito grande face aos seus registos habituais e, como tal, são indicadores de que trabalho está a ser bem feito. Estamos prestes a entrar na fase de qualificação olímpica - inicia-se a 28 de maio - e, embora satisfeitos com a prestação do David Rosa, precisamos de mais corredores portugueses a pontuar", reconheceu Pedro Vigário, seleccionador nacional.

Além dos Elite Masculinos, no último dia do programa de competições em Nové Město na Moravě, habitual estância de desportos de Inverno, competiram as Elites Femininas. Na vitória da dinamarquesa Annika Langvad, a portuguesa Joana Monteiro foi 62.ª classificada.

No ranking da Taça do Mundo de XCO, após três provas disputadas, David Rosa ocupa o 38.º lugar, com 118 pontos conquistados.

A Seleção Nacional regressará à disputa das provas da Taça do Mundo na etapas de Val di Sole (Itália) e Vallnord (Andorra), ambas em julho.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário