domingo, 8 de abril de 2018

“Penteado ao rubro, cerca de duas centenas e meia em forte pedalada”

Texto e fotos: José Morais

O Penteado/Moita, abriu o mês de abril com uma forte pedalada, cerca de duas centenas e meia de cicloturistas marcaram presença, neste que é um dos passeios preferido de muitos.

Na sua 14ª edição, a organização esteve a cargo do Clube Recreativo do Penteado, e o evento fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), tinha uma extensão de cerca de 60 quilómetros, e contou com o apoio da Câmara Municipal da Moita, entre outros apoiantes.

A concentração ocorreu pelas 8 horas na sede do Clube Recreativo do Penteado, pelas 9 horas era dada a partida para o passeio, o qual era dividido por duas partes. A primeira com passagem por Olhos de Água, Quinta do Anjo, Auto Europa, Bairro Alentejano, Barra Cheia, Largo do Cais, Rosário, Sarilhos Pequenos, Chão Duro, Alto São Sebastião, e Penteado, com passagem pelos cemitérios do Pinhal do Forno e Alto de São Sebastião, em memórias de dois elementos falecidos do Grupo recreativo do Penteado.

Após um magnifico abastecimento, na sede do Penteado, foi tempo de voltar à estrada para cumprir a segunda parte do passeio, com passagem por, Pinhal Novo, Jardia, Alto Estanqueiro, Atalaia, Lançada, Quatro Marcos, Carregueira, e Penteado, onde cerca das 12,30 terminou este grande passeio.

Olhando as pedaladas

O Penteado mais uma vez surpreendeu com uma excelente organização, e uma postura na estrada exemplar, proporcionando a todos os que pedalaram, uma excelente manhã desportiva, soube receber antes, durante e no final do passeio.

Na estrada, toda a equipa apoiou os cicloturistas, a mesma que possui atualmente 30 elementos, dividiu em três grupos, os quais foram ocupando a cabeça do longo pelotão, o meio do pelotão, e o final do mesmo, tentando que o mesmo circula-se sempre unido sem se partir, tentando assim não ficar ninguém para trás, o que conseguiu em pleno.

O trajeto, esse era acessível a todos, propicio para rolar, já que a zona também era favorável a isso, dando assim melhor gozo a quem gosta de rolar, o que facilitou a ter um pelotão sempre quase compacto, o qual teve a segurança ao longo do trajeto da parte da Brigada de Trânsito da GNR que fez um excelente trabalho, e ainda a um grupo de motares, que apoiaram a segurança de todos nos cruzamentos mais difíceis.

E o gosto deste passeio da parte de muitos, é sem dúvida imensa, já que o mesmo contou com presenças de Vila nova de Cernache/Coimbra, de Pombal, Marinhais, não esquecendo a área da grande Lisboa, e muitos da Margem Sul.

São Pedro também marcou presença e foi amigo da organização, as más condições climatéricas que tem acontecido nos últimos dias, foi um dos pontos fracos do evento, que inibiram muitos de participar, não querendo arriscar a uma molha.

Também outros eventos em paralelo originou a que a participação fosse um pouco menor de outras anteriores, porem, da parte da organização, e nas palavras de Carla Fernandes, responsável pelo Grupo do Penteado, dizia no final da nossa reportagem, estes foram alguns dos motivos de menos adesão, mas satisfeita mesmo assim com a participação, o que dignifica este passeio, esperando noutras edições poder ter mais cicloturistas, e agradecendo assim a participação de todos os que puderam estar presentes.

E foi sem dívida muito bom este encontro de cicloturistas, onde o convívio esteve bem presente em todos os momentos, com o sol a dar um ar da sua graça, onde a chuva deu tréguas, e muitas vezes vem prejudicar quem organiza, porém é sempre algo que não se pode evitar, e nos temos de sujeitar, mas onde muitos mesmo com más condições climatéricas marcam sempre presença, já acima de tudo está a bicicleta, e pedalar é o seu lema, faça chuva ou faça sol, bicicleta sempre.

No final, aconteceu um grande almoço convívio, onde todos puderam confraternizar, seguindo-se a entrega de lembranças alusivas, e algumas palavras de agradecimento a todos os presentes.

A finalizar, apenas deixar os parabéns à organização pelo seu empenho, pela sua dedicação, com os votos de marcarmos presença em 2019, desta vez na sua 15ª edição, até lá bons passeios boas pedaladas.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com