segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

“VOLTA AO ALGARVE: ANTES DA ÚLTIMA ETAPA, BELMIRO SILVA NÃO VÊ UM PORTUGUÊS A IGUALAR O SEU RECORDE DE TRIUNFOS”

Venceu a Algarvia em 1977, 1981 e 1984

Por: Lusa

Foto: Público

O português Belmiro Silva acredita que o britânico Geraint Thomas pode bater o seu recorde de triunfos na Volta ao Algarve, mas não vê nenhum português a conseguir chegar aos três triunfos num futuro próximo.

Belmiro Silva venceu a Algarvia em 1977, 1981 e 1984, um recorde de três triunfos que pode ser este domingo igualado por Thomas, vencedor em 2015 e 2016 e que parte para a última etapa com uma vantagem de 22 segundos sobre o polaco Michal Kwiatkowski, seu colega na Sky, e 32 sobre o português Nelson Oliveira (Movistar).

"É sempre bom recordar estes momentos e é um recorde que já vem há muitos anos. Hoje pode ser igualado, mas perante os portugueses o meu recorde ainda se vai manter durante alguns anos. Vai ser igualado por um estrangeiro, que é um rapaz novo, tem possibilidades de bater o recorde e passar para quarta vitória. Perante os portugueses o meu recorde ainda se vai manter durante alguns anos", disse Belmiro Silva à agência Lusa.

Vencedor da Volta à Portugal em 1978, Belmiro Silva tem, além do tri na Volta ao Algarve, um segundo e um terceiro lugar, um palmarés que lhe "dá alguma satisfação, algum orgulho".

"Pode vir a acontecer, mas enquanto houver esta concorrência internacional será um bocado difícil um português - a não ser ao serviço de uma equipa estrangeira - poder vir a vencer", admitiu.

Olhando para o ciclismo das décadas de 70 e 80 e para o atual, Belmiro Silva considera que "há uma diferença", com os atletas a terem "um apoio moral diferente".

"Na altura também tínhamos o que era bom, mas, comparado com o de hoje, os atletas andam quase levados ao colo. Hoje fazem grandes corridas, boas médias, as estradas ajudam, as máquinas são totalmente diferentes. O ciclismo evoluiu e ainda bem. A verdade é que eles estão a fazer coisas bonitas. Na nossa altura era um bocado mais sacrificado. Mas também posso dizer que a minha época comparada com a dos anos 60 já tivemos outra estabilidade. Eles tinham de correr com o boyau [câmara de ar] às costas e parar para mudar o boyau era muito difícil", recordou.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com