segunda-feira, 17 de julho de 2017

“Campeonato da Europa de Pista Sub-23 e Juniores”

Equipa Portugal luta por bons resultados e trabalha o futuro da pista

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal participa no Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores com um duplo objetivo: lutar pelos melhores resultados imediatos e preparar o futuro. É com este espírito que onze corredores vão representar as cores portuguesas na competição que se realiza, entre amanhã e domingo, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

A boa novidade desta segunda-feira é a luz verde dada à participação de Ivo Oliveira, cuja presença esteve em dúvida, devido à dupla fratura do braço direito, contraída, no dia 14 de junho, no Giro para sub-23.

Ivo Oliveira integra, assim, o lote de onze corredores convocados pelo selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes. Cinco dos selecionados são sub-23, César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), Miguel do Rego (Team Peltrax-CS Dammarie-lès-Lys), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Axeon Hagens Berman) e Soraia Silva (Bairrada), e seis são juniores, Francisco Duarte e Wilson Esperança (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), Francisco Moreira (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), João Dinis (RP-Boavista), José Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Maria Martins (Bairrada).

Gabriel Mendes divide os objetivos para o Campeonato da Europa em função da experiência anterior dos corredores que tem à disposição. “Como é natural, os objetivos são mais ambiciosos para os atletas com experiência, como os gémeos Oliveira e o César Martingil, em sub-23, e a Maria Martins e o João Dinis, em juniores. Neste caso, um lugar no primeiro terço da classificação será um desempenho muito bom, e um lugar no segundo terço será bom”, indica o selecionador.

A realização do Europeu em Portugal permite, com despesas controladas, lançar jovens com potencial para a pista, dando-lhes a oportunidade de evoluir ao mais alto nível. “Tanto o Miguel do Rego como os juniores que se estreiam estão neste patamar evolutivo. Pretende-se que adquiram experiência e consigam desenvolver-se ao nível técnico e tático. A Soraia Silva já correu em juniores, mas irá estrear-se em sub-23. O grau de exigência é muito mais alto, pelo que tentar rodar na volta da vencedora é uma meta realista para este ano, pensando já no futuro”, antecipa o selecionador nacional.

Toda a participação dos sub-23 será feita com o foco mais adiante. “Vamos trabalhar no sentido de pontuarmos o mais possível em cada prova, tendo em mente a qualificação para a Taça do Mundo 2017/2018”, conta Gabriel Mendes. Este objetivo é fundamental no ciclo de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, nos quais Portugal pretende participar pela primeira vez na vertente de pista.

Portugal terá seis representantes em pista já nesta terça-feira, dia de arranque do Campeonato da Europa. Durante a manhã, Miguel do Rego e Ivo Oliveira participam em perseguição individual, cujo concurso deverá iniciar-se cerca das 10h50. No setor vespertino, Soraia Silva e Rui Oliveira competem nas provas de eliminação para sub-23, enquanto Maria Martins e Francisco Duarte alinham por Portugal nas corridas de scratch para juniores. Ivo Oliveira e Miguel do Rego podem também correr à tarde, caso fiquem entre os quatro mais bem colocados na qualificação matinal de perseguição.

Nesta primeira jornada Portugal tem duas medalhas a defender face à edição transata do Europeu. Em 2016 Ivo Oliveira sagrou-se vice-campeão europeu sub-23 de perseguição individual e Maria Martins foi vice-campeã júnior de scratch.

“É uma sensação muito boa voltar a representar o meu país numa competição europeia, ainda para mais ‘jogando em casa’. Depois do grande feito do ano passado, pretendo dar o meu melhor para dignificar a camisola que visto”, diz a corredora, que prefere não se comprometer com resultados. “O principal objetivo é superar-me, desfrutando do ambiente e, principalmente, levar comigo as melhores bases para o futuro", sublinha Maria Martins.

“Uma semana após a queda comecei o meu trabalho nos rolos, embora com limitações. Tenho aumentado progressivamente a carga dos treinos, sinto-me com vontade de correr mas só o corpo o dirá”, confessa, por sua vez, Ivo Oliveira, cuja recuperação já é uma vitória, motivo pelo qual os resultados são uma incógnita. “Não consigo pensar nisso, visto que a minha preparação é completamente diferente dos outros anos, mas darei o meu melhor, como sempre faço”, promete.

Estão inscritos 383 corredores, oriundos de 25 países, para a disputa de 44 títulos europeus de sub-23 e de juniores. Esta é a quinta vez que a Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, organiza o Campeonato da Europa.

Todos os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo e todos os residentes no concelho de Anadia têm entrada gratuita no Velódromo para assistir às competições. O público em geral paga 10 euros por cada bilhete diário. Todas as finais e algumas provas de qualificação serão transmitidas em direto na Internet, podendo ser vistas na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet (fpciclismo.pt), no sítio oficial do Campeonato da Europa (eurotrack2017.pt) e no canal da Federação no Youtube (youtube.com/fedportciclismo). No primeiro dia, será transmitida a prova de perseguição individual para sub-23 (a partir das 10h50, sensivelmente), assim como todo o programa da tarde, a partir das 16h30.

Informação geral sobre o Europeu de Pista: http://www.fpciclismo.pt/modalidade_noticia_ver.php?id_noticia_new=4971&pag=1&id_modalidade_new=6

Calendário dos Portugueses *

18 de de julho

10h50: Perseguição Individual Sub-23 - Ivo Oliveira e Miguel do Rego

17h00: Eliminação Sub-23 Femininas - Soraia Silva

17h30: Eliminação Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira

18h10: Final de Perseguição Individual Sub-23 (em caso de apuramento) – Ivo Oliveira e Miguel do Rego

18h20: Scratch Juniores Femininas - Maria Martins

18h40: Scratch Juniores Masculinos - Francisco Duarte

19 de julho

15h50: 1 km contrarrelógio Juniores Masculinos - Francisco Duarte e Wilson Esperança

18h30: Scratch Sub-23 Femininas - Soraia Silva

18h45: Scratch Sub-23 Masculinos - César Martingil

19h15: Eliminação Juniores Femininas - Maria Martins

19h35: Eliminação Juniores Masculinos - João Dinis

20 de julho

10h20: Perseguição Individual Juniores Masculinos - Francisco Moreira e Wilson Esperança

17h50: 1 km contrarrelógio Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira e Miguel do Rego

21 de julho

10h00/10h55/15h30/19h30: Omnium Juniores Femininas - Maria Martins

10h15/11h20/15h45/20h00: Omnium Juniores Masculinos - João Dinis

17h00: Corrida por Pontos Sub-23 Femininas - Soraia Silva

17h40: Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos - Miguel do Rego

22 de julho

9h30/10h30/16h00/19h30: Omnium Sub-23 Femininas - Soraia Silva

9h50/10h45/16h20/20h00: Omnium Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira

17h10: Corrida por Pontos Juniores Femininas - Maria Martins

17h50: Corrida por Pontos Juniores Masculinos - José Sousa

23 de julho

15h30: Madison Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira e Miguel do Rego

*Informação sujeita a ajustes diários~

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com