domingo, 3 de abril de 2016

“Volta a Flandres/Peter Sagan conquista 2ª clássica da carreira”

Foto: AFP

Eslovaco bateu toda a concorrência, Peter Sagan volta às vitórias no Tirreno-Adriático.

O eslovaco Peter Sagan (Tinkoff) venceu hoje a Volta a Flandres e conquistou o primeiro 'monumento' da carreira, naquela que foi a segunda vitória em 'clássicas' em 2016, para o campeão do mundo de ciclismo de estrada.

Sagan tinha perdido para o polaco Michal Kwiatkowski (Sky) em Harelbeke, mas redimiu-se nas duas provas belgas mais relevantes do calendário de 'pavê'. Depois de vencer a Gent-Wevelgem, o eslovaco bateu toda a concorrência na Volta à Flandres.

Com 18 setores de empedrado, ao longo dos 255,9 quilómetros entre Brugge e Oudenaarde, Sagan atacou nos últimos três 'muros', mas só no último se livrou da companhia do belga Sep Vanmarcke (Lotto Jumbo).

Depois de aproveitar a subida, com 20% de inclinação, para se isolar na frente de corrida, Sagan controlou a vantagem no plano, quase em modo contrarrelógio, para entrar no restrito lote de vencedores de 'monumentos', as grandes provas de um dia (Milão-San Remo, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Volta à Lombardia compõem o lote de cinco monumentos).

"Estou muito contente com este resultado. Foi uma corrida muito dura. Quero dedicar esta vitória aos ciclistas que morreram na última semana", disse o eslovaco no final da prova, homenageando os belgas Daan Myngheer e Antoine Demoitié, vitimados por ataque de coração e atropelamento, respetivamente.

Em edição centenária, Sagan cumpriu o percurso em 6:10.37 horas, sendo apenas o quinto ciclista a envergar a camisola de campeão mundial a triunfar na Volta à Flandres. Sagan é agora o natural favorito à mítica Paris-Roubaix, a 10 de abril, em França, a prova rainha do empedrado.

Sagan, que até se viu obrigado a trocar as duas rodas da bicicleta, a cerca de 100 quilómetros meta, assumiu agora a liderança do 'ranking' do WorldTour, ficando a curiosidade de que, também na prova feminina, a vitória 'sorriu' à atual campeã mundial de estrada, a britânica Elizabeth Armitstead.

Atrás de Sagan, e em época de despedida, o suíço Fabian Cancellara (Trek), três vezes vencedor desta prova, somou o quinto pódio na Volta à Flandres, a 25 segundos do eslovaco, relegando Vanmarcke para terceiro, a 28.

O 'sprinter' norueguês Aleksander Kristoff (Katusha) bateu a concorrência no grupo reduzido que fechou 'top-10', terminando no quarto lugar.

Nelson Oliveira (Movistar) foi o único português em prova e contribuiu na ajuda ao companheiro espanhol Imanol Erviti, sétimo classificado e melhor registo da Movistar na prova belga, apesar de não ter concluído a corrida.

O bicampeão nacional de contrarrelógio sofreu uma queda e, depois, trocou de bicicleta, devido a uma avaria mecânica numa altura em que a corria seguia veloz, tendo sido forçado a abandonar.

Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com