terça-feira, 23 de abril de 2019

“Alcobaça em 7º lugar na Volta a Loulé”

Por: Joaquim Marques

O 7º lugar na classificação por equipas foi a posição alcançada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na XXV Volta a Loulé que decorreu nos dias 18, 19 e 20 de abril naquela cidade Algarvia. Miguel Correia foi o atleta da formação alcobacense melhor classificado terminando a prova em 13º lugar, enquanto Rodrigo Fonseca foi 27º classificado, Gabriel Casal foi 30º, ao passo que Carlos Fernandes, Carlos Jorge e Rafael Mateus acabaram por não resistir ao desgaste e à dureza da última etapa e desistiram.

Numa prova em que participaram 146 jovens corredores, em representação de 22 equipas, sendo 13 portuguesas e 9 espanholas o resultado acaba por ser muito positivo se atendermos que o Alcobaça foi a terceira equipa portuguesa melhor classificada.

Vários problemas de corrida prejudicaram a classificação da formação alcobacense orientada pelo treinador Jorge Caldeira. Gabriel Casal que cortou a linha da meta em 5º lugar na última etapa saiu prejudicado nas duas primeiras corridas.

Na primeira ronda quando seguia no lote dos dez primeiros corredores sofreu uma queda nos paralelos molhados dos últimos duzentos metros, agravada por avaria na bicicleta, e teve que cortar a linha da meta com a bicicleta à mão, enquanto na segunda etapa sofreu uma queda e um furo situações que comprometeram a sua classificação final.

A Volta a Loulé é uma competição de juniores com passagem por locais carismáticos do mundo do ciclismo como o Alto da Picota, Barranco do Velho ou a subida da Tôr com 10% de inclinação, repartida por três dias de competição.

A prova começou na quinta-feira com uma etapa de 57,1 quilómetros entre Loulé, S. Brás e regresso a Loulé, que foi disputada à média de 42,59 km/h, corridos debaixo de chuva e com muitas quedas.

A chuva poupou os corredores na segunda etapa que contou com um percurso de 88,7 quilómetros entre Loulé, Picota, Querença e regresso a Loulé com um desnível acumulado de 1409 metros, disputados à média de 38,89 km/h. Para a parte da tarde estava previsto um contra-relógio por equipas, na pista Bexiga Peres, mas foi anulado devido à chuva que tornou o piso escorregadio o que levou a organização a cancelar a prova por falta de segurança.


A prova terminou no domingo, com uma etapa com um desnível acumulado de 1971 metros e um percurso de 114,3 quilómetros com partida de Loulé, e passagem por Alte, Barranco do Velho e regresso a Loulé foi disputada à média de 37,77 quilómetros.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com