domingo, 23 de setembro de 2018

“Subida á Glória 2018”

A adrenalina contínua, este ano com muito Amor, Suor e Glória!

Texto e fotos: José Morais

É a mais pequena prova que se realiza no mundo, possui apena 265 metros de extensão, com uma inclinação de 17%, liga o Restauradores ao Bairro Alto em Lisboa, é a “Subida à Glória”, a célebre Calçada do elevador que dá o seu nome.

A tradicional “Subida à Glória” Jogos Santa Casa, como é denominada, mais um ano trouxe muita animação à capital, as bicicletas foram mais uma vez rainhas, numa noite de pleno verão, onde o calor se fez sentir em força, este ano também com muito amor no coração de Lisboa.

Dos muitos valentes que se aventuram a pedalaram os 265 metros da Calçada da Glória com 17% de inclinação, e não só, o amor esteve no ar, destacando os vencedores finais, Marta Branco em femininos, e Miguel Salgueiro em masculinos, o jovem casal de namorados, vencedores da edição deste ano, que celebraram no final com um grande beijo a sua felicidade.

E quem foram os grandes vencedores, Marta Branco que é uma repetente, foi a vencedora da edição de 2017, o triunfo deste ano surpreendeu-a dizia a mesma, “Não estava em forma como no ano passado, por tenho muitas corridas acumuladas”.

A Campeã Nacional de BTT em Juniores, desabafava, antes de justificar como conseguiu o feito ao dizer, “Chegar lá acima não é assim tão fácil, as forças parece que acabam, e chega a uma altura que não dá mais, mas… depois do apoio do público a anima-nos tudo muda, e as mesmas reaparecem, são fantásticos a apoiar-nos, e conseguimos dar o nosso melhor, foi espetacular, espetacular, maravilhoso”.

Mas, sempre muito sorridente, e muito orgulhosa, a vimaranense de 19 anos Marta Branco, teve nesta edição mais uma grande alegria, e mais uma grande vitória, ao lado no pódio tinha nada mais, nada menos, do que o seu namorado Miguel Salgueiro, da equipa Sicasal/Constantinos, vencedor desta edição, o qual admitiu a dificuldade de conseguir uma vitória na subida da Calçada da Glória.

“Isto é uma subida duríssima, confessou, é arrancar à morte e dar tudo o que temos, sou bastante explosivo, mas tenho muita resistência e acredito que por essa razão consegui fazer a subida toda sempre em altas”.

São namorados há pouco mais de 2 anos, os dois vencedores da “Subida à Glória 2018” Marta Branco e Miguel Salgueiro, ambos concordaram que o público é sem dúvida um dos grandes responsáveis pelo sucesso na prova, elogiaram o evento, e o Miguel Salgueiro afirmava, “É sem dúvida espetacular eu adoro, e a organização está de parabéns, as pessoas dão um apoio incrível ao longo deste trajeto com 265 metros de distância, e eu estou mesmo, mas muito contente por ter vencido aqui”, referia o jovem de 19 anos, natural de Odivelas, no final da prova.

Mas se Miguel Salgueiro foi o grande vencedor da edição de 2018, para Tiago Simões da equipa Fortuna/Maia, esteve muito perto do recorde conseguiu o melhor tempo da noite, fez a Subida à Glória em 36,77 segundos, sendo um tempo irreal muito perto do recorde de 35,59 segundos alcançado em 2015, por Ricardo Marinheiro, que este ano não marcou presença, por estar no estrangeiro em competição.

Mas, não de competição se faz esta “Subida à Glória”, a animação também faz parte do evento, e o prémio de competitividade mais uma edição existiu, e mais um ano ganho por Fernando Anjos, que este ano se mascarou de Havaiana, onde não faltaram uns grandes óculos e uma peruca vermelha, trajado assim a rigor, pedalou calçada acima, animado todos os presentes, e ganhando assim o já tradicional Prémio da Originalidade, ao chegar ao cimo da Calçada, desmontou da bicicleta e beijou o chão, dizendo no final, “Foi difícil, custou muito, sofri, mas consegui mais um ano, e o importante é animar esta grande festa”.

E esta a festa das duas rodas, a prova ciclística mais pequena do mundo com apenas 265 metros, e uma inclinação de 17%, onde entusiasmou centenas e centenas e centenas de ciclistas, amantes das bicicletas, acompanhados de familiares, amigos, tudo com amor à bicicleta, numa noite onde as temperaturas rondaram os 30 graus.

Numa iniciativa integrada na Semana Europeia do Desporto, a coincidir com o final de mais uma Semana Europeia da Mobilidade, os Jogos Santa Casa pelo quarto ano consecutivo apoiaram a iniciativa, que este ano teve uma grande estreia, uma das mais esperadas da noite, as bicicletas híbridas.

Era sem dúvida uma novidade, a subida em e-bikes, as bicicletas elétricas amimaram e convenceram que para qualquer colina, as mesmas são sem dúvida uma ajuda impressionante, não havendo assim desculpas para não se pedalar, as mesmas não contavam para a classificação da prova, mas deu para sentir que subir a Calçada da Glória, com um pequeno empurrão era uma maravilha.

E estes os melhores momentos do evento, o qual pela organização, participantes e público em geral tem pernas para continuar, havendo muitos a referir os muitos anos de interregno da prova, e os grandes vencedores a referir que esta prova deve continuar, já que será o fecho de uma época, onde se podem demostrar as capacidades de cada um.

As classificações finais:

Masculinos:

1º Miguel Salgueiro – Sicasal/Constantinos/Delata cafés

2º Pedro Garcia – Lamigroup/Casa do Benfica de Castro de Aire

3º Iúri Leitão - Sicasal/Constantinos/Delata cafés

4º Tiago Simões – Fortuna Maia


Femininos:

1º Marta Branco – Maiatos/Reabnorte

2º Maria Jesus Barros Fernandez – Club Ciclista Spol/Espanha

3º Daniela Maria Voets de Sousa Campos – Btt Loulé Elevis

4º Ana Antunes – Ser e Parecer Pro Bike Team


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com