quinta-feira, 27 de setembro de 2018

“Equipa Portugal/Guilherme Mota 16.º em corrida alucinante”

Por: José Carlos Gomes

Guilherme Mota, 16.º classificado, foi o melhor português na prova de fundo para juniores do Campeonato do Mundo de Estrada, hoje disputada ao longo de 131,8 quilómetros, entre Kufstein e Innsbruck, Áustria. Afonso Silva foi o 70.º.

A corrida foi disputada a uma velocidade alucinante, desde os quilómetros iniciais, teoricamente mais fácies, por serem totalmente planos. As seleções da Alemanha e da Bélgica, apostadas em fazer a seleção de valores desde o começo da prova, impuseram um ritmo avassalador, que foi dizimando o pelotão, tanto devido à própria velocidade como às quedas que se sucederam.

Os dois portugueses ficaram presos nas quedas, mas Guilherme Mota conseguiu desenvencilhar-se com mais facilidade dos percalços. Afonso Silva comprometeu uma boa classificação ficando preso numa grande queda coletiva, quando estavam percorridos cerca de 30 quilómetros.

A primeira grande seleção aconteceu precisamente numa queda, a cerca de 70 quilómetros do fim. Este acidente aconteceu na frente do pelotão, que se partiu definitivamente, a poucos quilómetros de iniciar-se a subida de Gnadenwald. O belga Remco Evenepoel foi um dos corredores a experimentar a dureza do asfalto, mas conseguiu fazer uma recuperação impressionante, chegando às duas voltas do circuito final no grupo dos favoritos.

Na primeira das duas subidas do circuito, a 40 quilómetros da chegada, o belga atacou e destruiu o que restava do pelotão. Guilherme Mota encontrava-se, nessa altura, entre os melhores. Na dianteira, Evenepoel fez uma corrida à parte, que lhe daria a dobradinha, ou seja, o título de estrada, depois de conquistar o de contrarrelógio.

Mais atrás, Guilherme Mota lutou com todas as forças para chegar o mais na frente possível. O corredor leiriense deixou para trás rivais atrás de rivais, conseguindo entrar no sprint pelo 13.º lugar. Sendo o mais lento do grupo de quatro em que se encontrava, fechou no 16.º posto, a 6m41s do vencedor.

Remco Evenepoel impôs-se com classe, cumprindo a prova à impressionante média de 43,021 km/h. O segundo classificado, a 1m25s, foi o alemão Marius Mayrhofer, que viu premiada com a medalha de prata a ousadia de ter sido o único a tentar seguir Evenepoel na altura do ataque decisivo. O terceiro, a 1m38s, foi o italiano Alessandro Fancellu.


Afonso Silva teve a ambição limitada pela queda que o atrasou, ainda a 100 quilómetros do final. Numa demonstração de abnegação e combatividade, concluiu a corrida, no 70.º lugar, a 19m00s do primeiro.

“A primeira parte da corrida, até à primeira subida, foi muito rápida. Houve duas quedas e em ambas as ocasiões tive de recolar ao pelotão – e é um pelotão de loucos. Nessa parte da corrida, a rolar a alta velocidade, não me ia a sentir nada bem, porque sou muito leve. Depois entrámos nas três subidas do dia. Aí senti-me espectacular. Tive pena de não estar no máximo, devido ao sofrimento inicial, porque acho que poderia fazer um lugar ainda melhor”, considera Guilherme Mota.

O selecionador nacional, José Poeira, destaca a prestação de Guilherme Mota e lamenta o infortúnio de Afonso Silva. “Numa corrida com esta dureza e disputada a esta velocidade, só um corredor com grande qualidade consegue acabar no 16.º lugar. Tenho pena que o Afonso tivesse ficado ‘cortado’ numa queda, porque estou convencido que, se não fosse isso, poderíamos ter dois ciclistas nos 20 primeiros”, diz Poeira.


Sub-23 na sexta-feira

A cerca de 100 quilómetros do fim entra-se no "circuito olímpico", que inclui quatro escaladas a Patscherkofel, com 7,9 quilómetros de extensão. O sobe e desce do circuito, contribuindo de forma decisiva para o acumulado de 2910 metros, vai dizimar o pelotão, antevendo-se uma corrida em que os trepadores levarão a melhor.

A sexta-feira está reservada para a prova de fundo de sub-23, que se inicia em Kufstein, às 11h10 (hora de Portugal Continental), e termina em Innsbruck, depois de percorridos 174,3 quilómetros. A fase final inclui quatro passagens pelo circuito olímpico, que inclui a longa subida – 7,9 quilómetros de escalada – em Patscherkofel.

A Equipa Portugal conta com André Carvalho, Gonçalo Carvalho, João Almeida e Tiago Antunes para tentar um bom resultado na corrida de sub-23.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com