quarta-feira, 8 de agosto de 2018

“Volta a Portugal/A Volta está em Trás - os – Montes”

Campeão Nacional vence em Boticas

Sem baixar os braços, sempre decidido em tentar ganhar uma etapa e vestido com as cores nacionais. Domingos Gonçalves bem se tem mostrado nesta 80ª Volta a Portugal Santander com ataques que tanto o caracterizam, mas foi em Boticas, no fim da sexta etapa, esta quarta-feira, que finalmente conseguiu concretizar uma intenção muito particular e um dos objetivos da Radio Popular-Boavista: vencer uma etapa na prova que mais visibilidade dá às equipas nacionais.

Numa das etapas mais complicadas da Volta, que teve vento para dificultar ainda mais, o ritmo foi veloz desde o início em Sernancelhe, vila que se estreou a receber a Volta a Portugal em bicicleta. A W52-FC Porto tudo fez para controlar possíveis ataques de longe, neste regresso após o dia de descanso. Na frente andou uma fuga composta por 11 homens, entre eles o anterior líder Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) mas nada que preocupasse o pelotão.

Ao chegar às últimas dificuldades do dia, a subida de primeira categoria para a aldeia de Torneiros um a um os fugitivos foram apanhados. Tinha chegado o momento das figuras da Volta assumirem a corrida.

O sexteto que lidera a classificação veio para a frente e ganhou alguma vantagem a um pelotão já muito esfrangalhado. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack) que veste a Camisola Branca RTP da juventude aproveitou a marcação cerradíssima entre Alarcón, Joni Brandão (Sporting-Tavira), Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli) e Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack). João Benta (Rádio Popular-Boavista) tentou perseguir Errazkin mas nem um nem outro conseguiram grande espaço e foi um ataque decidido de Domingos Gonçalves, a 13 quilómetros da chegada, que resolveu a questão da etapa.

À linha de meta chegou com 20 segundos de vantagem sobre o primeiro grupo do pelotão. "É uma vitória importante para mim e para a equipa, a camisola amarela não vai ser para mim, estou longe, temos um candidato, que é o João Benta e vai passar mais por ele", referiu o Campeão Nacional de fundo e contrarrelógio garantindo que a Radio Popular-Boavista vai tentar mais triunfos nos próximos dias.


Em Boticas tudo na mesma

Para o comandante Raúl Alarcón, que além da Camisola Amarela Santander também acumula a Azul Liberty Seguros da Montanha, e para a W52-FC Porto, esta sexta etapa com 165,5 quilómetros acabou por decorrer de forma satisfatória, como admitiu o espanhol que mantém a liderança com 52 segundos sobre Joni Brandão. Ainda assim admitiu: "Vai haver discussão até ao fim." Vicente García de Mateos continua terceiro e com a Camisola Verde Rubis Gás, dos pontos. O Sporting-Tavira continua agarrado à liderança colectiva.

A sétima etapa da 80ª Volta a Portugal Santander será discutida entre Montalegre e Viana de Castelo com mais 165 quilómetros coincidindo a meta com uma sempre exigente contagem de montanha de terceira categoria no Monte de Santa Luzia.


Acácio da Silva apresenta livro em Montalegre

Natural de Montalegre, o antigo corredor Acácio da Silva, vai aproveitar a partida da sétima etapa da terra natal para apresentar um livro biográfico. Pelas 12 horas, cerca de uma hora antes da partida do pelotão, o homem que vestiu de Amarelo na Volta a França, nos anos 80, vai recordar uma vida cheia registada agora na obra: “Acácio da Silva – A carreira excecional de um ciclista cosmopolita”. Henri Bressler e Rosa Carvalhal são os autores do livro escrito em português e francês.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com