domingo, 21 de outubro de 2018

“Ciclista que perdeu prova para mulher transgénero lamenta: «Não é justo»”

Vencedora foi vítima de insultos após ganhar competição e diz estar a ser alvo de preconceito Rachel McKinnon venceu prova de ciclismo e foi contestada por ser transexual

Por: Correio da Manhã

A atleta transgénero norte-americana Rachel McKinnon foi vítima de insultos após vencer a competição de ciclismo UCI Masters Track World Championship, na categoria de mulheres entre os 35 e 44 anos.

As ofensas partiram da terceira colocada, Jen-Wagner Assali, também americana, que partilhou uma foto do pódio no Twitter com a mensagem "Fiquei em 3º lugar. Isso definitivamente não é justo", diz a atleta sobre a prova que ocorreu no último domingo, 14 de outubro.

Assali recebeu apoio dos internautas nas queixas, o que gerou diversos insultos transfóbicos direcionados à McKinnon. Quatro dias depois, a mulher apagou a publicação da rede social e escreveu um novo texto no qual pediu desculpas:

"Depois de refletir por algum tempo, percebi que os meus comentários levantaram bandeiras de uma situação controversa e estou arrependida. Fiz os comentários durante um momento de frustração, mas eles não foram produtivos ou positivos", afirmou no Twitter.

A ciclista também esclarece que, no momento em que entrou na competição, aceitou competir de acordo com as regras e respeita o direito de Rachel de fazer o mesmo.

No entanto, Jen-Wagner Assali avança que está a trabalhar com um grupo para tentar mudar os regulamentos no que diz respeito à participação de mulheres transgénero.

McKinnon, a vencedora da prova, reagiu à polémica atacando Assali no Twitter: "Não aceito as desculpas: ela realmente pensa o que escreveu, só está a pedir desculpas por ter sido apanhada a dizê-lo em público. Ela deseja que mulheres transgénero sejam banidas da competição". Além do ciclismo, a atleta é professora universitária, com um doutoramento em filosofia.

Além disso, a mulher realçou as políticas da USA Cycling contra assédio, que incluem a criação de ambientes hostis e fazer comentários contra pessoas "com base na identidade de género".

"Eu fui humilhada, elas me fizeram sentir-me não bem-vinda nas corridas e dizer que é injusto (quando eu sigo as regras) é degradante", avançou McKinnon.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com