segunda-feira, 1 de maio de 2017

“Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã”

Fábio Costa e Pedro Silva venceram o 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bike

Fábio Costa e Pedro Silva venceram o 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bike prova de ciclismo para as categorias de cadetes e juniores que homenageou o ciclista vimaranense que se sagrou campeão nacional de ciclismo de estrada e de rampa e venceu o Grande Prémio do Minho de 1996. Ana Azenha e Jéssica Ribeiro venceram as classificações femininas da prova que começou e terminou na freguesia de Gondar (Guimarães), de onde era natural Manuel Abreu.

O 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bikes, pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela RS Bikes, tendo-se saldado num êxito desportivo e organizativo.

Além de muito público, o 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bike contou com a presença de várias individualidades, entre as quais José Cunha (Presidente da Junta de Freguesia de Gondar), o ciclista profissional José Mendes, o ex-ciclista Paulo Barroso, o ex-treinador e ciclista Mário Miranda, os sócios honorários da ACM Jorge Oliveira, José Campos, José Luís Galdamez e Manuel Nóbrega, assim como representantes de patrocinadores e entidades que se associaram à iniciativa. Notada foi igualmente a presença de Fernando Mendes, popular apresentador do programa televisivo “Preço Certo” (RTP1), que também aplaudiu e incentivou os jovens ciclistas.

Com a participação de cerca de centena e meia de jovens atletas, a competitividade e a emoção foram tónicas dominantes das corridas do 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bike, assim como a dificuldade do percurso e o forte vento que dificultaram o desempenho dos corredores. As provas foram disputadas num percurso de 45,8 Kms (cadetes) e 68,6 Kms (juniores) com diversas metas volantes a servirem de aliciante extra.

A corrida de juniores foi ganha por Fábio Costa (C.C. Barcelos / AFF / Orbea  / Onda) que cumpriu o percurso à média de 38,666 Kms/hora, superiorizando-se aao parte final da prova ao brasileiro Ruan Guillen (Moreira Congelados / Feira / Bicicleta Andrade), seu colega de fuga durante grande parte do trajeto. João Carneiro (Rádio Popular / Boavista - Formação) terminou na segunda posição e Bruno Machado e Hugo Garcez, ambos da equipa Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, na quarta e quinta, respetivamente. Ana Azenha venceu em elites femininas, tendo o primeiro lugar da classificação coletiva de juniores sido conquistado pela m Rádio Popular / Boavista – Formação, seguida pela Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel e pelo C.C. Barcelos / AFF / Orbea / Onda.

Também bastante animada com as tentativas de fuga, a corrida de cadetes foi ganha por Pedro Silva (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) que efetou o percurso à média de 38,317 Kms/hora, terminando nas posições seguintes do pódio e com o mesmo tempo o seu colega de equipa João Carvalho, Edgar Santos (Maia), Marco Marques (Tensai / Sambiental / Santa Marta) e Rui Alves (C.C. Barcelos/ AFF /Orbea / Onda). O pódio feminino foi preenchido por Jéssica Ribeiro (ACD Milharado / Escola Ciclismo Manuel Martins), Ana Costa e Diana Marques, as duas últimas da formação Moreira Congelados / Feira / Bicicleta Andrade. Na corrida de cadetes a classificação coletiva foi ganha pela equipa Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact, seguindo-se a Maia e o C.C. Barcelos/ AFF /Orbea / Onda.

O 1º Grande Prémio Manuel Abreu - RS Bikes contou com o apoio das Juntas de Freguesia de Gondar e Pedome, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Guimarpeixe, Pevigel, Interfios, MibilBanho, Moto Jomi, Pneus Batoca, Pão Quente das Carreiras, Café Cruzeiro - Gondar, Movicasa, Agrupamento de Gondar do Corpo Nacional de Escutas, Infraestruturas de Portugal, MAPFRE | Seguros, Ciclismo a fundo (revista oficial) e do comércio e industria local.

Entretanto, no dia 7 de maio realiza-se também em Gondar o 20º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros. Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Agrupamento de Gondar do Corpo Nacional de Escutas e Gondar Jovem - Associação Juvenil, a prova de Cross Country Olímpico será aberto à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

Manuel Abreu

Manuel Abreu nasceu em Gondar (Guimarães) a 5 de janeiro de 1963 e faleceu a 25 de fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.

Enquanto jovem, Manuel Luís Campos de Abreu acompanhou de perto a carreira de ciclista dos seus irmãos João e Jerónimo, quando estes representavam a equipa da Coelima. Com 20 anos de idade, em 1983, deixou a fiação onde trabalhava para se dedicar em exclusivo ao ciclismo. Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional nesse ano pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro.

Manuel Abreu alinhou ainda nas formações Tensai / Mundial Confiança / Santa Marta, Sicasal /Acral e Maia / Jumbo, nesta última ao lado do seu irmão mais novo Joaquim Sampaio.

Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, entre as quais o Grande Prémio do Minho de 1996.

Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar.

Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com