segunda-feira, 1 de maio de 2017

“Gabriela Ribeiro 3ª classificada no Campeonato da Europa de Duatlo”

Gabriela Ribeiro foi terceira classificada no Campeonato da Europa de Duatlo que se disputou este fim-de-semana em Sória, Espanha. A jovem atleta portuguesa obteve o melhor resultado da delegação nacional que competiu em três frentes distintas e que apresentou excelentes argumentos para o futuro da modalidade em Portugal.

Com uma presença inteiramente jovem a comitiva lusa que competiu em Sória procurou resultados e experiência competitiva internacional nas provas masculina e feminina do escalão Júnior e na frente masculina de Sub23. Gabriela Ribeiro rapidamente se destacou na competição júnior feminina ao procurar os lugares de liderança desde os momentos iniciais da prova. Cumpriu a primeira corrida de 5km na terceira posição e, durante o percurso de ciclismo, juntou-se ao duo de atletas que seguiam na frente. O grupo de liderança continuou a aumentar a vantagem para as perseguidoras ao longo dos 20km que totalizaram o segmento e as três atletas que o integravam lançaram-se para o último momento da prova com a certeza de que a vitória seria disputada entre si. A suiça Delia Sclabas rapidamente se distanciou da concorrência e isolou-se para conquistar o título europeu. Laura Swannet (BEL) e Gabriela Ribeiro bateram-se pelo segundo lugar até aos momentos finais da prova mas a felicidade caiu do o lado da atleta belga.

Mariana Vargem garantiu presença no grupo que perseguia a frente da corrida e no final do segmento de 2,5km que encerrou a competição a atleta cortou a meta no 7º lugar. Carolina Serra foi 11ª classificada.

Na competição júnior masculina assistiu-se a uma derradeira demonstração de força por parte do atleta que viria a conquistar o título europeu. Alex Yee (GBR) isolou-se na frente da prova desde o início da competição e não voltou a perder a sua posição de liderança. Cortou a meta em primeiro lugar e sagrou-se Campeão da Europa de Duatlo Júnior. Os atletas portugueses estiveram em destaque tendo procurado disputar os principais lugares da competição ao longo de toda a prova. Durante o segmento de ciclismo formou-se um numeroso grupo perseguidor a Alex Yee onde integravam Ricardo Batista, Duarte Brás, João Reis, Tiago Pinto e Tiago Fonseca. Os cinco atletas saíram para a corrida final em condições de competir pelos lugares do pódio e deram o seu melhor pelas cores nacionais. Ricardo Batista foi 4º classificado a apenas seis segundos do pódio. Duarte Brás foi 6º, João Reis terminou na 8ª posição, Tiago Pinto foi 10º classificado e Tiago Fonseca terminou no 14º lugar. Francisco Luis terminou a competição no 17º posto. Grigory Antipov (RUS) foi segundo classificado e Matevz Planko (SLO) encerrou o pódio na terceira posição.

Na competição Sub23 Portugal foi representado por intermédio de João Ferreira Pereira. O duatleta competiu lado a lado com atletas não só do seu escalão como, também, do escalão Elite e disputou uma prova no formato Standard. Ao longo de 10km de corrida, 40km de ciclismo e 5km de corrida João Ferreira Pereira demonstrou qualidade, entrega e dedicação e competiu entre os melhores do seu escalão. Foi presença na frente da prova durante a corrida inicial e manteve-se no grupo de liderança durante todo o ciclismo. Nos 5km de corrida finais o atleta acusou a condição de saúde desfavorável em que se encontrava e terminou no 7º lugar. A prova foi ganha pelo britânico Richard Allen que delegou Javier Morales (ESP) e Nathan Guerbeur (FRA) para o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A presença portuguesa nos Campeonatos da Europa de Duatlo confirmou a qualidade dos nossos jovens atletas e o seu lugar de destaque no cenário competitivo internacional. Congratulamos todos pelo esforço e dedicação que se traduziu em resultados e em excelente perspectivas para o futuro.

Fonte: FTP
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com