quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

“FPC promove oficinas sobre o ciclismo como fator de dinamização turística”

O ciclismo enquanto fator de dinamização da atividade turística vai ser o mote para três oficinas de capacitação, organizadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo, em Sangalhos (11 de janeiro), Setúbal (12 de janeiro) e Faro (26 de janeiro).

Sendo o turismo um dos setores de maior dinamismo na economia nacional, a procura e o desenvolvimento de novas ofertas é determinante. O turismo com bicicleta é uma aposta em crescimento, estando a Federação Portuguesa de Ciclismo empenhada em responder ao desafio do Turismo de Portugal, disponibilizando o conhecimento acumulado pela dinamização de todas as vertentes do ciclismo.

Foi nessa linha que a Federação Portuguesa de Ciclismo elaborou o Guia Orientador “Cyclin’ Portugal – Ciclismo e Dinamização da Atividade Turística”, que será apresentado nas três oficinas de janeiro. As iniciativas de Sangalhos, Setúbal e Faro são orientadas para aqueles que, regionalmente, podem ser atores principais na captação, acompanhamento e desenvolvimento do turismo com bicicleta: empresários, promotores, agentes de viagens e de animação turística, gestores, trabalhadores e estudantes do setor da hotelaria e turismo, técnicos autárquicos (economia, desporto, turismo), clubes e associações de ciclismo, organizadores de eventos e de iniciativas desportivas.

A primeira das três sessões realização no Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional, entre as 14h30 e as 17h00 do dia 11 de janeiro. Além da apresentação do Guia, estarão em análise “o potencial do ciclismo para a atividade turística: estágios e eventos desportivos internacionais”, “fatores críticos de sucesso: os serviços prestados pelo alojamento turístico”, “percursos cicláveis de estrada: metodologia para a sua implementação”, “CAR Anadia: programação 2017 – desafios para a região” e o “projeto rede de Centros BTT”.

Esta oficina tem como entidades parceiras o Turismo de Portugal, o Turismo do Centro e a Câmara Municipal de Anadia.

No dia 12, também entre as 14h30 e as 17h00, a Casa da Baía, em Setúbal, recebe a segunda oficina de capacitação. Esta ação conta com o apoio do Turismo de Portugal, do Turismo de Lisboa e da Câmara Municipal de Setúbal, tendo um programa idêntico ao de Sangalhos, excluindo o calendário de eventos alojados no Centro de Alto Rendimento de Anadia.

A terceira oficina está agendada para o dia 26 de janeiro, entre as 14h30 e as 17h00, no Auditório da Região de Turismo do Algarve, em Faro. Numa região onde a ligação entre o ciclismo e o turismo é já mais estreita, o programa é mais específico do que o das oficinas de Sangalhos e de Setúbal.

A sessão abre com a apresentação do Guia Orientador “Cyclin’ Portugal – Ciclismo e Dinamização da Atividade Turística”, seguindo com os seguintes temas: “o potencial do ciclismo profissional para a atividade turística: estágios e eventos desportivos internacionais. A Volta ao Algarve 2017”; “fatores críticos de sucesso: os serviços prestados pelo alojamento turístico”, “programas turísticos de ciclismo de estrada” e “alojamento turístico do Algarve para ciclismo profissional: levantamento e caracterização da oferta”.

A oficina de Faro é uma organização da Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio do Turismo de Portugal, do Turismo do Algarve e da Associação de Turismo do Algarve.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com