quarta-feira, 8 de abril de 2020

“Aumentar a imunidade do atleta, a Federação Triatlo Portugal Recomenda”

Preparar o sistema imunitário para responder aos estímulos nocivos é uma preocupação que deve permanecer constante

Para o atleta este é um tema de grande interesse pois a sua saúde e performance podem ficar comprometidas caso não sejam prestados alguns cuidados.

A intensidade de treino está relacionada com a probabilidade de contrair doença, principalmente infeções do trato respiratório superior. Atletas de elite encontram-se especialmente em risco pois, comparando com atletas recreativos, apresentam uma maior carga e intensidade de treino que levam a maior stress metabólico e gasto energético. Os atletas doentes e/ou com o sistema imunitário fragilizado terão uma menor capacidade de resposta ao treino e, consequentemente, menor rendimento.

Será que a alimentação pode ajudar na prevenção da doença e melhoria do sistema imunitário do atleta? Sem dúvida, uma alimentação variada, que supra as necessidades nutricionais do atleta, irá fornecer-lhe a energia e substratos essenciais para manter o sistema imune capaz de combater os agentes patogénicos do meio.
 

Para manter um sistema imunitário eficaz seguem algumas diretrizes suportadas com a evidência atual:

Garantir uma alimentação de elevada qualidade e prevenir o défice nutricional de macros e micronutrientes (antioxidantes, vitaminas, minerais);

Não restringir os hidratos de carbono, consumir especialmente antes, durante e depois do treino, principalmente se for um treino longo;

Manter-se hidratado – promove, por exemplo, a síntese de IgA salivar (↑ Imunidade);

Evitar grandes períodos de restrição energética/ jejum;

Promover a síntese de vitamina D (contacto da pele com o Sol) de forma a manter a saúde óssea e vários processos imunológicos;

Eventualmente: suplementar com prebióticos e probióticos.


Para além dos agentes patogénicos do meio, a imunidade do atleta pode estar comprometida devido a fenómenos de ansiedade/ stress psicológico, poucas horas de sono (menos de 6 horas de sono por noite), Overtraining e défice calórico.

Com o apoio da Nutrição, o objetivo principal é que o atleta apresente disponibilidade energética e os devidos substratos (glicose, aminoácidos, ácidos gordos, antioxidantes como a Vitamina C) para evitar a doença e manter o rendimento.

Fontes: Nieman DC. Exercise and upper respiratory tract infection. Sport Med Train Rehabil. 1993; Walsh NP. Nutrition and Athlete Immune Health: New Perspectives on an Old Paradigm. Sport Med. 2019; Williams NC, Killer SC, Svendsen IS, Jones AW. Immune nutrition and exercise: Narrative review and practical recommendations. Eur J Sport Sci 2019.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com