sexta-feira, 12 de abril de 2019

“Expetativa no regresso de Moreira de Cónegos às competições de BTT Cross Country Olímpico”

Moreira de Cónegos recebe no próximo domingo a segunda prova do Campeonato do Minho BTT XCO - SCORE Tech com a realização do 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Morávia- Associação Juvenil de Moreira de Cónegos.
A prova de domingo marca o regresso do Cross Country Olímpico a Moreira de Cónegos, vila que recebe, desde 2006, alguns eventos importantes do BTT, como foram os casos do Campeonato Nacional de XCO em 2011 e do XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objectivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres, entre outras competições.

. Aliás, é também em função do historial de Moreira de Cónegos no BTT que a Morávia decidiu apostar no regresso da prova à vila vimaranense como explicou Rui Pinto, responsável da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos: “O 1º BTT Trilhos Cónegos surge porque temos um histórico de provas de BTT. Parámos alguns anos devido aos custos financeiros envolvidos mas este ano voltamos e com vontade de impulsionar o BTT e de dar seguimento à prova nos próximos anos, vamos ver se conseguimos estar presentes no calendário do Minho”.
 

Divulgar a modalidade

O grande objetivo da Morávia, segundo Rui Pinto, “divulgar a modalidade a toda a comunidade e proporcionar um dia de espetáculo para todas as pessoas que queiram participar ou assistir”.
Para este 1º BTT Trilhos Cónegos, a Morávia conta com um circuito com boas condições e que já em provas anteriores foi considerado dos melhores: “o circuito é bem composto e já em anos anteriores foi considerado um dos melhores”, por isso, refere Rui Pinto “acredito que a adesão, de atletas e público, vai ser grande”. “Contamos, como nas provas anteriores, com bastante adesão de atletas e também muita gente a assistir. Vai ser um dia espetacular e de grande movimento na vila de Moreira de Cónegos”, afirmou Rui Pinto.


Provas de Escolas abrem competição

O programa do do 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech, começará às 10 horas com o início das provas de Pupilos/Benjamins e Iniciados. Às 11 horas começará a prova de Infantis e Juvenis. A cerimónia protocolar de Escolas está marcada para as 12 horas.
Pelas 13 horas começará a prova para cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 14h30 a corrida elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 16h00.
O 1º BTT Trilhos Cónegos conta com o apoio do Município de Guimarães, Farmácia Pereira da Silva, Federação Portuguesa de Ciclismo, Score Tech, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cision, Arrecadações da Quintã, POPP Design e AFAcycles.
O ano de 2019, com a realização do 1º BTT Trilhos Cónegos, assinala o regresso do BTT Cross Country Olímpico à vila vimaranense de Moreira de Cónegos e novamente numa organização conjunta da Associação de Ciclismo e da Morávia.
Depois de três edições da prova de Moreira de Cónegos integradas no Campeonato do Minho de BTT (2006, 2007 e 2008), a vila vimaranense acolheu em 2011 o Campeonato Nacional de BTT XCO em que o atleta olímpico David Rosa e Irina Coelho foram os vencedores em elites. Nessa competição, quatro títulos de Campeão Nacional, quatro de Vice-Campeão e três terceiros lugares foi o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho. Joana Monteiro (juniores), Joana Barbosa (sub 23), Sérgio Valente (veteranos A) e Rui Lavarinhas (veteranos B ) foram os minhotos que conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCO em Moreira de Cónegos.
No ano seguinte Moreira de Cónegos recebeu o XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objetivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres. David Rosa e Lucia Vazquez Crespo foram os vencedores e elites.
Em 2010 Moreira de Cónegos recebeu o final da última e decisiva etapa da 5ª Volta a Portugal de Juniores. João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça) sagrou-se vencedor da competição tendo Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP) triunfado na última etapa que ligou Guimarães a Moreira de Cónegos, numa etapa com a extensão de 96,6 quilómetros que começou no Multiusos de Guimarães.

Fonte: ACM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com