quinta-feira, 31 de maio de 2018

“Quarto dia/28.º GP Jornal de Notícias Leilosoc”

Daniel Mestre triunfa em Valongo e passa a comandar

Por: José Carlos Gomes

O alentejano Daniel Mestre (Efapel) dá-se bem com os ares de Valongo, conquistando hoje a terceira vitória consecutiva naquela cidade, um triunfo que lhe valeu a subida ao primeiro lugar da classificação geral do 28.º Grande Prémio Jornal de Notícias Leilosoc.

A etapa de 154,4 quilómetros, entre Santo Tirso e Valongo, foi disputada a alta velocidade e terminou com uma chegada ao sprint, perante milhares de espectadores. Daniel Mestre, que venceu as tiradas do JN no mesmo local em 2016 e em 2017, manteve a tradição e triunfou folgadamente ao sprint, relegando Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli) e Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) para as posições imediatas.

Apesar de o Sporting-Tavira ter controlado toda a etapa, Aleksandr Grigorev não conseguiu manter-se na primeira posição da geral. O lugar foi assumido por Daniel Mestre, que dispõe de uma margem de 8 segundos para Domingos Gonçalves e de 9 para Grigorev, que estão no seu encalço, numa classificação que continua equilibrada.

“Estou a ver que este concelho me dá sorte. A vitória de hoje, a terceira em Valongo, acaba por ser especial, porque me dá também a camisola amarela”, afirmou Daniel Mestre, antes de subir ao pódio. O corredor da Efapel prefere, por enquanto, não se comprometer para o que falta de corrida. “Vamos avaliar a situação dia a dia, até porque as etapas em falta são as mais difíceis. Mas é claro que a equipa tem a ambição de ganhar o Grande Prémio, comigo ou com outro companheiro”, avançou Mestre.

A etapa de hoje terminou ao sprint, mas foi por pouco que César Fonte (W52-FC Porto) e Henrique Casimiro (Efapel) não conseguiram levar a fuga até à chegada. Os dois corredores integraram um grupo de doze, que começou a desenhar a escapada ao quilómetro 13.  O trabalho do Sporting-Tavira nunca deixou a iniciativa ter mais de dois minutos de vantagem. No entanto, Fonte e Casimiro persistiram na aventura e foram alcançados já dentro do derradeiro quilómetro.

O mais beneficiado com a fuga acabou por ser João Rodrigues (W52-FC Porto), que passou para o topo da geral das metas volantes e recebeu o Prémio da Combatividade. Nas restantes classificações, Guillaume Almeida (Fortunna/Maia) segurou a camisola da montanha, Rafael Silva (Efapel) está na frente da classificação por pontos e Paulo Silva (Fortunna/Maia) é o melhor jovem das equipas de clube. O Sporting-Tavira segurou o primeiro lugar por equipas.

A etapa de sexta-feira deverá provocar novas mexidas na classificação geral. É um contrarrelógio por equipas, disciplina a que as formações lusas estão pouco habituadas, pelo que o resultado final é uma incógnita, embora o desempenho no contrarrelógio individual de ontem indicie que o Sporting-Tavira, a W52-FC Porto e a Efapel são os conjuntos mais fortes. O exercício coletivo de sexta-feira terá 18,8 quilómetros e será disputado, a partir das 15h00, em Esposende.

 

Classificações

4.ª Etapa: Santo Tirso – Valongo, 154,4 km

1.º Daniel Mestre (Efapel), 3h39m42s (Média: 42,167 km/h)

2.º Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), mt

3.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), mt

4.º Rafael Silva (Efapel), mt

5.º Luís Gomes (Rádio Popular-Boavista), mt

6.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), mt

7.º Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), mt

8.º Alejandro Marque (Sporting-Tavira), mt

9.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), mt

10.º Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira), mt

 

Geral Individual

1.º Daniel Mestre (Efapel), 12h03m53s

2.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), a 8s

3.º Aleksandr Grigorev (Sporting-Tavira), a 9s

4.º António Carvalho (W52-FC Porto), a 13s

5.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), a 15s

6.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), a 18s

7.º Alejandro Marque (Sporting-Tavira), a 19s

8.º Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), a 21s

9.º Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), a 23s

10.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), a 31s

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário