quarta-feira, 10 de agosto de 2022

“Volta a Portugal amanhã 6ª etapa Águeda/Maia 11 de agosto”


11/08  6ª Etapa: Águeda – Maia 159,9km


Metas Volantes:

59,1km – Oliveira de Azeméis

76,9km – Santa Maria da Feira

122,5km – Gondomar

 

Prémios de Montanha:

81,3km (4ª categoria) – Santa Maria da Feira

129,1km (3ª categoria) – Serra de Santa Justa

 

Cidade de partida

 

Águeda é um concelho com história, com referências que remontam a 370 a.C, aos celtas e aos gregos. Mas Águeda não fica presa ao passado, não vive de saudosismos nem se deixa estagnar. É um concelho que respeita a sua história, preza o legado que os antepassados deixaram, mas catapulta-se para o futuro.

Águeda todos os dias escreve um novo capítulo, dando às novas gerações razões para se orgulharem. O concelho está cheio de motivos que demonstram o carácter empreendedor e o bem-querer dos cidadãos locais e que, por outro lado, atraem turistas tanto nacionais como internacionais.

A Pateira, a maior lagoa natural da Península Ibérica, sem esquecer a zona serrana e todos os seus recursos endógenos; a cidade que é serpenteada pelo Rio Águeda, cheio de vida e beleza; o vasto património natural, religioso e industrial; as iguarias gastronómicas de “fazer crescer água na boca” e os premiados vinhos; as zonas industriais pujantes, que fazem deste concelho um dos mais atrativos na procura de emprego e na criação de empresas; a afirmação de Águeda como um concelho ambientalmente sustentável e que está na linha na frente do desenvolvimento tecnológico e digital…


São muitos os atributos deste Concelho. Tantos que o reconhecimento deste legado que hoje é deixado já levou um organismo internacional (LivCom, uma referência no setor), a atribuir a Águeda o título de “melhor cidade para viver no mundo”, entre 20 a 75 mil habitantes.

Falar de Águeda é deixar-se embrenhar nas ruas dos chapéus coloridos, é observar a arte urbana que transforma Águeda numa galeria a céu aberto, é viver numa simbiose perfeita entre a tradição e a modernidade.

Águeda é história e todos os dias faz um pouco de história, para ser vivida e sentida. Por todos.

 

Cidade de chegada

 

Cidade da Maia é uma freguesia portuguesa do município da Maia com 10,8 km² de área e 40 134 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 3 716,1 hab./km².

Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias da Maia, Vermoim e Gueifães.[1]

Na área destas freguesias, deteve a Ordem de Malta importantes bens. Razão pela qual os brasões de armas de Maia e Gueifães ostentam a cruz oitavada daquela antiquíssima Ordem Religiosa e Militar[2].

 

Fica o mapa do percurso e a altimetria do mesmo.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com