quarta-feira, 20 de julho de 2022

“Pogacar perde 'crucial' Majka e já só tem três colegas em prova no Tour


Ciclista polaco sofreu uma "lesão de esforço na coxa" e teve de abandonar a competição, anunciou a UAE Emirates

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista polaco Rafal Majka, principal 'escudeiro' de Tadej Pogacar, abandonou esta quarta-feira a Volta a França devido a lesão, deixando o bicampeão em título com apenas três companheiros da UAE Emirates em prova.

"Majka sofreu uma lesão de esforço na coxa na sequência de problemas mecânicos na 16.ª etapa, quando a corrente da sua bicicleta partiu", elucidou o diretor médico da UAE Emirates, citado em comunicado da equipa.

Adrian Rotunno explicou que o incidente, ocorrido no final da subida ao Mur de Péguère, a última contagem de montanha de primeira categoria da 16.ª etapa, provocou uma rutura no músculo quadríceps direito do polaco, que, "devido ao dano muscular, não pode correr".

O abandono de Majka é um sério revés para o jovem esloveno, de 23 anos, que não só perde o seu principal gregário, como fica com apenas três colegas para o ajudarem a destronar o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que lidera a geral com 2.22 minutos de vantagem sobre 'Pogi'.

Em menos de 24 horas, Pogacar ficou sem os seus principais apoios na montanha, já que, na terça-feira, também Marc Soler teve de deixar a Volta a França, depois de ter chegado fora do limite de tempo da 16.ª etapa.

O espanhol passou mal, com problemas gástricos, mas esforçou-se para continuar em prova, mesmo tendo vomitado diversas vezes durante a tirada.

Antes das baixas de Soler e Majka, que até tinha recebido autorização para seguir na corrida depois de, na passada semana, ter testado positivo à covid-19, por apresentar baixa carga viral, Pogacar já tinha perdido o neozelandês George Bennett e o norueguês Vegard Stake Laengen, infetados com o coronavírus.

Assim, o segundo classificado da geral passa a contar apenas com o norte-americano Brandon McNulty, o único que pode acompanhá-lo na montanha, o 'rolador' dinamarquês Mikkel Bjerg e o suíço Marc Hirschi, chamado à última hora para o Tour, após Matteo Trentin ter dado positivo à covid antes do arranque da 109.ª edição.

O pelotão enfrenta hoje a 17.ª etapa, uma ligação de 129,7 quilómetros entre Gaudens e o alto de Peyragudes, a última das três contagens de montanha de primeira categoria da jornada.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com