sábado, 24 de abril de 2021

“Volta à Colômbia, Darwin Atapuma vence oitava etapa em linha”


Por: José Morais

Foto: Facebook Darwin Atapuma

Realizou-se este sábado a oitava etapa em linha da Volta à Colômbia que terminou no Alto del Vino, Darwin Atapuma da Colômbia Terra dos Atletas, foi o primeiro a corta a linha de chegada, a corrida foi realizada entre Mariquita e Alto del Vino, com 140,4 quilómetros, e fez o trajeto em 4 horas, 18 minutos e 21 segundos, Alexander Gil da Paisa Pride foi segundo, e José Tito Hernández da Team Medellin a cortar em terceiro. 

Darwin Atapuma alcançou assim a sua primeira vitória nesta edição, numa brilhante subida de dois quilómetros de primeira, com José Tito Hernández da Equipe Medellín a tomar a liderança na penúltima etapa da prova, após ter recuperado no final.

A etapa que se iniciou com vários ataques logo no início, contou com um uma estratégia por parte da Equipe Medellin que colocou quatro ciclistas em fuga, Robigzon Oyola, Robinson Chalapud, Bernardo Suaza e Brayan Sanchez, com um importante adversário de luxo, Aristóbulo Cala da Sundark Arawak), campeão em 2017, a entrar também no grupo.

Com um nevoeiro espesso na meta final no Alto de la Mona, viu Brayan Sánchez da Team Medellin, ser o primeiro no prémio de montanha com Hernán Aguirre da Colômbia Land of Athletes a entrar em segundo, e Robigzon Oyola da Team Medellin a fazer terceiro, 1.32 após a passagem de Brayan Sánchez.

Durante a descida para Guaduas um pequeno pelotão com oito ciclistas fazem uma fuga perigosa, o mesmo era composto por, Aristóbulo Cala da Sundark Arawak, Carlos Parra da EBSA, Sebastián Castaño da Paisa Pride, Adrián Bustamante da EPM-Scott, Robingson Oyola, Robinson Chalapud, Bernardo Suaza e Brayan Sanchéz da Team Medellin. Onde passaram o segundo sprint especial do dia, onde se juntou o fugitivo Equipe Medellín, com o grupo onde seguia o líder juan Pablo Suarez, a passar com uma diferença de 3,07.   

Na passagem por Villeta a fuga mantinha mais de dois minutos para o pelotão, deixando como líder parcial, o ex-corredor da Vollta a Colômbia, Aristóbulo Cala, mas Oscar Sevilla contra-ataca, acabando com a liderança, com a chegada das primeiras subidas pontuáveis, mentaram José Serpa e Walter Pedraza da Equipe Cartagena e Heiner Parra e Pablo Alarcón da Zerouno de Canel, e mais seis corredores tomaram a iniciativa, eram eles Oscar Sevilla da Equipe Medellín, Darwin Atapuma da Colômbia Terra dos Atletas, Danny Osorio da Paisa Pride, Aldemar Reyes da EPM-Scott, Aristobulus Cala da Sundark Arawak)e Robinson Chalapud da Team Medellin.    

Darwin Atapuma lançava assim um forte ataque, não encontrando resposta dos seus mais diretos adversários, e pedalou para a meta, onde chegou sozinho e celebrou no Alto del Vino, batendo Gil por 22 s e José Tito Hernández em 46 s, com José Tito Hernández a seu o novo líder da geral, com Alexander Gil a ficar a 1 s, não conseguindo segurar a camisola laranja, mesmo com o grande trabalho feito pela sua equipa.

Este domingo será a última etapa da Volta à Colômbia 2021 em Bogotá, num circuito de 10 voltas, totalizando 126 quilómetros, onde o grande vencedor final ainda está em aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com