quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

“Volta a San Juan na Argentina cancelada”


Por: José Morais

Fotos: Getty Images Sport

A notícia vem da Argentina, com mais uma prova de 2021 a ser cancelada provocada pela pandemia do Covid 19, o aumento de casos surgidos nos últimos dias, deu origem à organização cancelar o evento marcado para entre 24 e 31 de janeiro.

Para Chris Froome da Israel Start-Up Nation, Peter Sagan da Bora-Hansgrohe, e João Almeida da Deceuninck-QuickStep, estes alguns dos ciclista que tinham programada o início da sua época, na Volta a San Juan, já que se tornava evidente que nas última semanas , os ciclistas internacionais seriam impedidos de viajar para marcarem presença na prova

Numa organização de San Juan, a mesma considerou ainda ideia de realizar a corrida limitada apenas a ciclistas locais, e equipas nacionais da América do Sul, porem o governador de San Juan, Sergio Uñac, anunciou em comunicado enta segunda feira, que a prova não poderia avançar em 2021 pela atual situação que o país passa de pandemia, originando de seguida a um comunicado da organização a confirmar o cancelamento.

No mesmo comunicado a organização da Volta a San Juan anunciava que decidia assim suspender a prova, que faz parte do Calendário UCI Pro Series de 2021, esta decisão surge e corresponde a fatos públicos e conhecidos, bem como as recomendações das organizações nacionais e internacionais de saúde, relação ao coronavírus (COVID-19).

Porem, San Juan vai continuar a trabalhar com a mesma paixão e espírito para o crescimento do desporto e do ciclismo desta clássica argentina, que procurará nos próximos anos manter seu caráter internacional."

A atual pandemia obrigou a forçar um grande revisão no calendário de 2020, com o seu impacto a continuar a ser sentido já na época de 2021, exemplos temos já do Tour Down Under, Great Ocean Race e Herald Sun Tour da Austrália, foram canceladas, as corridas do Challenge de Maiorca adiada para maio.

Em 1982 foi realizada pela primeira a Volta a San Juan, desde então tem sido realizada anualmente, após o términus do Tour de San Luis, a Volta a San Juan intensificou-se para se tornar uma corrida UCI 2.1 em 2017, a qual tem atraído muitas equipas da World Tour, fazendo parte da nova UCI ProSeries do ano passado.

A primeira edição internacional da corrida em 2017 foi ganha por Bauke Mollema, seguido por Oscar Sevilla em 2018 e Anacona vencedor em 2019, com a edição de 2020 a vencida por Remco Evenepoel à frente de Filippo Ganna, enquanto Fernando Gaviria fezia um hat-trick de vitórias no sprint.

Com este cancelamento, Sagan que não vai fazer o início da sua época de 2021, confirmou que a sua temporada irá começará no final de fevereiro no Omloop Het Nieuwsblad.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com