sábado, 26 de agosto de 2017

“Volta a França do Futuro”

Tiago Antunes entre os melhores na etapa-rainha

Por: José Carlos Gomes

O português Tiago Antunes fez hoje uma exibição de grande qualidade na oitava etapa da Volta a França do Futuro, uma ligação alpina de 120,5 quilómetros Albertville e Sainte-Foy Tarentaise, mantendo-se no restrito grupo dos mais fortes até à subida final, que permitiu ao colombiano Egan Arley Bernal reforçar o comando da classificação geral, vencendo a tirada. O ciclista bombarralense foi o vigésimo.

A penúltima etapa da competição, toda disputada nos Alpes, era considerada à partida a etapa-rainha, por ser aquela com maior acumulado de subida – 4421 metros –, e não desiludiu. As subidas dos colossos Cormet de Roselend e Les Arcs transformou o pelotão principal num grupo com pouco mais de 20 corredores, entre os quais se colocou Tiago Antunes.

Depois da seleção feita, a vitória decidiu-se na subida de Sanite-Foy Tarentaise, onde terminou a etapa. Tiago Antunes entrou aí na frente da corrida, mas não aguentou a aceleração dos corredores que disputavam o top 5 da geral. Foi o vigésimo a cortar a meta, gastando mais 9m00s do que o vencedor. Egan Arley Bernal ganhou a tirada numa luta ao sprint com o belga Bjorg Lambrecht. O terceiro foi o dinamarquês Niklas Eg, a 2 segundos. Hugo Nunes foi o 37.º, a 16m36s, José Neves foi 62.º, a 24m19s, André Carvalho foi 96.º, a 34m48s. Francisco Campos, ainda marcado pela queda de ontem, abandonou.

Egan Arley Bernal é dono da camisola amarela. Os adversários mais próximos são Bjorg Lambrecht, a 1m09s, e Niklas Eg, a 1m12s. Tiago Antunes passou a ser o melhor luso, subindo ao 22.º lugar da geral, a 13m21s. Hugo Nunes é o 35.º, a 23m20s, José Neves é 42.º, a 27m51s, e André Carvalho é 74.º, a 42m11s.

“O Tiago Antunes já esteve hoje mais perto do que já lhe vimos fazer o longo desta época e do que acredito ser o seu real valor. Espero que amanhã consiga ainda melhorar o desempenho para subir mais algumas posições na geral”, declara o selecionador, José Poeira.

Etapa de amanhã

 27 de Agosto: 9.ª Etapa: Bourg-St-Maurice - Albiez-Montrond, 106 km (3525 metros de acumulado)

A última etapa é de consagração, mas apenas depois de cortada a meta, porque a viagem é duríssima e vai dar oportunidade de mexer na classificação a quem tiver capacidade para atacar. A meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria (9,9 km a 7,5 por cento) e inclui um colosso de categoria especial a meio do caminho, o col da la Madeleine (24,3 km a 6,2 por cento).

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com