segunda-feira, 19 de março de 2018

“9ª Edição do Aquatlo Jovem de Machico”

Machico recebeu a 9ª edição do Aquatlo Jovem de Machico.

Realizou-se no  dia 17 de março de 2018, em Machico, na Madeira, a etapa única do Campeonato Nacional de Juvenis em Aquatlo. Nesta prova apuraram-se os campeões nacionais desta modalidade Luana Quaresma e Gabriel Santos.

Para além desta prova, teve lugar a 2º etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes e Iniciados.

O município de Machico recebeu este Campeonato Nacional de Aquatlo, que contou com mais de duas centenas de atletas, 13 clubes nacionais (sete eram locais), assumindo ainda maior importância ao disputar o campeonato jovem numa única prova.

Os atletas participantes estavam incluídos em vários escalões de formação desde Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis. Foram disputados os títulos nacionais absolutos de juvenis e as respetivas pontuações para os outros campeonatos.

Esteve um agradável dia de sol, apresentando-se um percurso desafiante na baía de Machico devido à ondulação.

O percurso da corrida correu bem a Luana Quaresma

Luana Quaresma, do Alhandra Sporting Club, foi a vencedora desta competição, referindo as dificuldades do percurso da natação devido à ondulação que se fazia sentir na baía. «Em geral a prova correu bem, mas a natação foi um pouco difícil por causa da ondulação. Como começamos a prova já dentro de água, foi só começar a nadar, mas para sair foi mais complicado», conta a campeã nacional de 13 anos. «A transição para a corrida correu bem, saí em segundo lugar e depois foi só apanhar a primeira atleta», diz Luana que nos revela que a corrida é o seu segmento mais forte. A atleta conseguiu alcançar a primeira atleta em prova e ganhar esta competição com 0:12:48.

Em segundo lugar dos juvenis femininos ficou a Rafaela Cananó Silva, do Clube Natação do Cartaxo, que terminou a competição em 0:13:05. O terceiro lugar no pódio foi ocupado por Catarina Moutinho, do Sport Lisboa e Benfica, terminando a competição em 0:13:50.

A boa temperatura da água foi uma das características salientadas por Gabriel Santos

O campeão nacional masculino foi Gabriel Santos, do Sport Lisboa e Benfica, que terminou a prova em 0:11:50. O atleta partilha da mesma opinião quanto ao percurso de natação. «Andei cá mais atrás na natação, havia ondas e pedras e não consegui passar para a frente». E foi também na corrida que Gabriel conseguiu dar o seu melhor: «Fui a poupar apesar de estar atrás e depois ganhei no sprint final na chegada à meta, foi mesmo no sprint final! Fiz o que senti naquele momento». O atleta de Famalicão, que tem 13 anos e está a fazer o seu primeiro ano de juvenis, contou à FTP que «está muito contente com o resultado, não estava à espera que a corrida lhe ‘corresse’ tão bem».

A segunda posição foi alcançada por João Martins, do SFRAA TRIATLO, que terminou a competição em 0:11:52, sendo o terceiro lugar conseguido por João Nuno Marote, do Ludens Clube de Machico, que terminou o aquatlo com 0:12:07.

Vencedores por equipas do Aquatlo Jovem!

O Sport Lisboa e Benfica foi a equipa que ficou em primeiro lugar com 1285 pontos, ao Alhandra Sporting Club pertenceu a segunda posição com 1112 pontos e em terceiro lugar no pódio ficou o Ludens Clube de Machico com 541 de pontuação.

Mais uma prova que decorreu no belo cenário na baía de Machico, na Madeira, local que reúne excelentes condições para a prática de aquatlo e triatlo.

Victor Rodrigues, presidente da Associação Regional de Triatlo da Madeira, referiu à FTP «que a prova correu muito bem, o feedback foi muito positivo por parte dos participantes e familiares, alguns deles aproveitaram para conhecer melhor a ilha da Madeira e a zona de Machico». A região tem condições excecionais para a prática de triatlo e aquatlo como a agradável temperatura da água, e a praia tem características próprias, por exemplo, a existência de calhaus. «Sabemos que existem particularidades – como por exemplo as pedras na saída da água– mas que os atletas contornam bem e enriquecem a sua experiência da prova», explica Victor Rodrigues.

Foi um sucesso esta IX Edição do Aquatlo Jovem de Machico 2018, que foi organizada pela Associação Regional de Triatlo da Madeira e pelo Ludens Clube de Machico (A.R.T.M e LCM). A competição contou com o apoio do Município de Machico e da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com