quarta-feira, 7 de agosto de 2019

“Para tornar o ciclismo mais seguro”

Londres vai fazer uma base de dados sobre a infraestrutura ciclável

Por: Sara Pelicano

A Tansport for London (TfL), o departamento do Governo inglês para gerir a mobilidade na cidade londrina, vai recolher informação sobre a infraestrutura ciclável da cidade, tais como lugares de estacionamento e ciclovias seguras. O objetivo é tornar a utilização da bicicleta mais segura na cidade.

Uma pesquisa da TfL revelou que muitas pessoas se sentem desconfortáveis em realizar uma viagem de bicicleta sem saber o que as espera no seu percurso, sobretudo querem saber onde poderão estacionar a bicicleta e se há ciclovias seguras.

A base de dados foi criada através de um estudo que a TfL empreendeu em vários bairros de Londres, assinalando os 146 mil parques de bicicletas existentes em toda a cidade, bem como recolhendo informação sobre os dois mil quilómetros de vias cicláveis, 960 filtros de tráfego e 58 mil placas indicativas. Esta base de dados contém também 480 mil fotografias da infraestrutura para bicicletas. Toda esta informação permite aos utilizadores ver exatamente o que os espera no percurso que pretende fazer.

A informação recolhida está agora disponível nos bairros londrinos e foi também lançada numa plataforma open data para que possa ser atualizada pelo cidadão. A TfL utilizou também esses dados para atualizar o seu planejador de viagens.

No final deste ano, a TfL vai ainda convidar programadores para desenvolver formas inovadoras de utilizar a informação para tornar a utilização da bicicleta na cidade mais simples e acessível a um maior número de londrinos.

A informação servirá também para a TfL planear futuros investimentos na cidade, bem como já está a ser utilizada para desenvolver parques de estacionamentos que resultam num investimento de 2,5 milhões de libras (aproximadamente três milhões de euros).

“No ano passado, Londres assistiu a um grande crescimento de ciclistas na cidade e devemos continuar a trabalhar para tornar as viagens de bicicleta mais fáceis e acessíveis para todos. A base de dados da infraestrutura ciclável da TfL é a maior recolha de informação alguma vez feita no mundo neste setor e tem o potencial de mudar a forma como olhamos para as bicicletas na cidade. Vai permitir, independentemente do local onde vivemos e trabalhamos, que se possam planear as viagens de bicicleta, sabendo qual o caminho mais rápido e seguro”, disse Will Normam, comissário da London’s Walking and Cycling.

A chefe de planeamento da TfL, Christina Calderato, referiu que “estamos a investir muito na utilização de bicicletas e verificamos que o número de utilizadores de bicicleta na cidade continua a crescer”.

A TfL e a autarquia estão comprometidos em fazer crescer as ciclovias em Londres, assegurando que 28% dos habitantes da cidade, em 2024, vivem a 400 metros de uma ciclovia, um crescimento de 9% face à situação atual. A TfL duplicou o número de ciclovias seguras desde 2016 e as obras em curso vão permitir triplicar este número em 2020.

O número de pessoas a circular a pé e de bicicleta na cidade de Londres tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Dados de 2018, revelam que a distância percorrida de bicicleta pelos londrinos ascendia a quatro milhões de quilómetros. Foi a primeira vez que se atingiu este número.

Fonte: Transportes on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com