terça-feira, 18 de junho de 2019

“Agenda de Ciclismo”

GP ABIMOTA num fim-de-semana cheio de pedalada

Por: José Carlos Gomes

A 40.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA, entre 20 e 23 de junho, chama o pelotão profissional de novo à estrada. Mas o fim-de-semana conta com muitos mais eventos, entre os quais se destacam o Campeonato Nacional de XCM, na serra da Aboboreira, a final da Taça de Portugal de DHI, em Tarouca, o BMX Freestyle, nas Caldas da Rainha, e o Passeio do Dia Um de Portugal, em Guimarães.

O Grande Prémio ABIMOTA terá quatro etapas, começando em Lisboa, com um contrarrelógio por equipas de 7,8 quilómetros, a disputar no Campo Grande, na tarde de 20 de junho, feriado nacional. O programa desta etapa será enriquecido com a quarta prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, que se inicia às 13h00.

A segunda etapa do ABIMOTA irá percorrer 170,3 quilómetros, numa viagem entre Ourém e Mortágua que inclui duas contagens de terceira categoria, ambas afastadas da meta. A terceira etapa liga Almeida a Vouzela, ao longo de 185,3 quilómetros, atravessando também duas montanhas de terceira categoria. Os derradeiros três quilómetros, em subida, poderão retirar da discussão alguns sprinters, abrindo o leque dos candidatos à conquista da camisola amarela.

A competição encerra com uma tirada de 174,4 quilómetros, entre Anadia e Águeda, com as subidas de Sever do Vouga (km 136,4) e de Talhadas (km 147,6) a darem oportunidade de mexer na corrida às equipas e aos ciclistas que pretendam evitar uma chegada ao sprint.

A freguesia de Tabuado, Marco de Canaveses, ficará na história do BTT português, pois recebe, no próximo domingo, o Campeonato Nacional de Maratona (XCM). A sétima edição da maratona Sendas do Almocreve será, assim, especial, recebendo centenas de atletas que lutam pelo estatuto de campeão.

A prova conta com diferentes percursos, sempre com a beleza e as dificuldades da serra da Aboboreira como palco das pedaladas. Os corredores masculinos, desde elite até master 45, vão cumprir um trajeto de 92 quilómetros, com 3450 metros de acumulado. As femininas, os paraciclistas e os masters a partir de master 50 terão por diante uma viagem de 76 quilómetros, com 2633 metros de acumulado. Existe ainda uma opção mais curta, de promoção e lazer, fora das contas do Campeonato Nacional.

Também no BTT, mas na disciplina mais radical, o downhill (DHI, domingo é dia de decisões. A quinta e última prova da Taça de Portugal de DHI corre-se naquele dia, em Tarouca, em plena serra de Santa Helena. A manga de qualificação arranca às 11h00, enquanto a final está marcada para as 14h30.

O BMX Freestyle faz parte do programa do Emmerge Fest, que decorre nas Caldas da Rainha nos dias 22 e 23. A mais jovem disciplina olímpica de ciclismo ocupará o skate park caldense no domingo, a partir das 10h00, altura em que entram em cena os sub-16, aos quais se seguirá a categoria open.

Segunda-feira é feriado em muitos concelhos do país, por ser dia de S. João. Em Guimarães também é uma jornada de lazer, mas a comemoração é outra. Assinala-se o berço da nacionalidade, o Dia Um de Portugal. O ciclismo faz parte da festa, através de um passeio que vai juntar centenas de participantes, entre os quais alguns ilustres, como os profissionais José Mendes e Tiago Machado, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, ou o ex-ciclista Cândido Barbosa.

A iniciativa começa às 10h00, junto ao estádio D. Afonso Henriques, oferecendo três opções de participação: passeio, minipasseio e trilho de BTT.

 

Mais eventos oficiais

22 e 23 de junho: Douro Gentlemen’s, Peso da Régua

22 de junho: Prova Aberta de Cidões, Vinhais

22 de junho: 1.º BTT Urbano UA – Somamaratonas, Aveiro

22 de junho: Circuito da Maceira, Leiria

22 de junho: Prémio Juvenil de Tercena, Barcarena, Oeiras

22 de junho: 5.ª Resistência BTT Noturna de Estoi, Faro

22 de junho: 1.ª Prova da Taça do Algarve de BMX, Portimão

23 de junho: 3.º XCO Tesouros do Ave, Póvoa de Lanhoso

23 de junho: III Resistência BTT do Dão, Nelas

23 de junho: XXIII Rota das Terras do Demo, Moimenta da Beira

23 de junho: Prémio Juvenil da Aldeia da Piedade, Azeitão

23 de junho: Challenge Extreme de Monchique

23 de junho: Campeonato Regional de Estrada da Madeira

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com