quarta-feira, 10 de abril de 2019

“Emoção até ao fim: a Taça de Portugal Jogos Santa Casa vai decidir-se na Clássica Aldeias do Xisto”

1 de maio | Sertã | 12h00

Por: Lara Faria

O ciclismo está de volta às Aldeias do Xisto numa prova repleta de emoção. Os 154 Km que vão ligar as Aldeias do Xisto de Pedrógão Pequeno (Sertã) e Gondramaz (Miranda do Corvo) vão decidir o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, de Elite e sub-23. A Clássica Aldeias do Xisto vai juntar a nata do pelotão nacional num percurso exigente que promete um excelente espetáculo desportivo.

No próximo dia 1 de maio (4ª feira) as Aldeias do Xisto vão ser palco da terceira edição da “Clássica Aldeias do Xisto”, a prova final da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Será uma corrida adequada para trepadores, levando a caravana pelas paisagens extraordinárias da região.

O percurso deste ano junta as aldeias de Pedrógão Pequeno e Gondramaz, num total de 145 km que percorrerão algumas das mais incríveis paisagens do país, com passagens por algumas localidades da região Centro, nomeadamente Sertã, Troviscal, Mosteiro, Oleiros, Cambas, Portela do Gavião, Pampilhosa da Serra, Serpins, Casal de Ermio, Semide, Miranda do Corvo e Quebrada.

Com início marcado para as 12h00, a chegada está prevista para, aproximadamente, as 16h30 em Grandramaz. O trajeto tem um acumulado de subida de 2750 metros, incluindo quatro prémios de montanha: Sertã (4ª categoria, ao quilómetro 16,1), Portela do Gavião (3ª categoria, ao quilómetro 63,6), Pampilhosa da Serra (2ª categoria, ao quilómetro 80) e Gondramaz (2ª categoria, coincidente com a meta).

A subida final tem 5,5 quilómetros de extensão e uma inclinação média de 8,5 por cento. Adivinha-se que seja o momento certo para os ataques certeiros, visando a vitória na Clássica, mas também na classificação geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Depois de duas provas pontuáveis já realizadas, o comando da Taça está em posse de dois corredores que não poderão competir nas Aldeias do Xisto, Rui Oliveira e Jonathan Lastra. Olhando à classificação geral e ao perfil da Clássica Aldeias do Xisto, os principais candidatos à conquista da Taça de Portugal Jogos Santa Casa são Raúl Alarcón e João Rodrigues (W52-FC Porto), David de la Fuente (Aviludo-Louletano) e Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista).

Inserida no projeto Cyclin' Portugal, a Clássica Aldeias do Xisto afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e  conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

O calendário Cyclin' Portugal 2019 inclui ainda eventos como o Campeonato da Europa de Downhill, que decorre entre os dias 2 e 5 de maio na Pampilhosa da Serra.

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com mais de 100 operadores privados, com o apoio do Centro 2020. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

Fonte: Multicom

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com