quarta-feira, 21 de março de 2018

“Agenda de Ciclismo”

Aldeias do Xisto são capital do ciclismo

A região das Aldeias do Xisto vai ser a capital do ciclismo no próximo fim-de-semana, recebendo três eventos: Clássica Aldeias do Xisto, Passeio da Primavera e DHI Internacional da Lousã. No mesmo fim-de-semana, mas distribuídos pelo território, sucedem-se os eventos velocipédicos, entre os quais se destaca o arranque da Taça de Portugal Feminina e da Taça de Portugal de Cadetes.

A segunda edição da Clássica Aldeias do Xisto, evento do projeto Cyclin’Portugal, vai realizar-se no domingo, 25 de março. A prova, que encerra o Troféu Liberty Seguros, terá 145 quilómetros, iniciando-se às 12h00 na Aldeia de Álvaro, concelho de Oleiros, e terminando na Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital, cerca das 16h00.

Mantendo a caraterística que dá nome à prova, a Clássica leva o colorido do pelotão a seis Aldeias do Xisto. Além dos locais de partida e de chegada, a caravana velocipédica vai atravessar as aldeias de Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão e Vila Cova de Alva. A meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria.

A Clássica Aldeias do Xisto será disputada por 19 equipas portuguesas e espanholas. Aos conjuntos profissionais e de clube lusos, juntam-se as formações espanholas Aluminios Cortizo/Anova, Bicicletas Rodríguez/Extremadura, Caja Rural-Seguros RGA, CC Rías Baixas e Supermercados Froiz.

O Troféu Liberty Seguros, série de três provas de um dia, termina com a Clássica Aldeias do Xisto. Na categoria de elite, o Troféu é comandado pelo espanhol Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli), com 90 pontos, mais 15 do que os dois perseguidores mais diretos, Tiago Machado (Equipa Portugal) e Dmitrii Strakhov (Lokosphinx), que estarão ausentes da corrida de domingo. Assim, o perseguidor mais direto de Hernández é o colega de equipa Luís Mendonça, que tem 67 pontos. A vitória na Aldeia das Dez garante 75 pontos, pelo que, matematicamente, ainda há quase uma dezena de ciclistas com aspirações à camisola amarela do Troféu Liberty Seguros.

Entre os sub-23 comanda André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass), com 100 pontos. Seguem-se dois ciclistas com 75 pontos que não vão disputar a Clássica Aldeias do Xisto, Rui Oliveira (Equipa Portugal) e James Fouche (Team Wiggins), pelo que o rival mais próximo do comandante é André Ramalho (Jorbi/Team José Maria Nicolau), que soma 70 pontos.


Passeio da Primavera

Em paralelo com a Clássica Aldeias do Xisto, a região será palco, na manhã de domingo, do Passeio da Primavera. A iniciativa visa celebrar o renascimento da natureza, numa área que, nos últimos meses, foi fustigada pelos incêndios. A alegria e a cor dos ciclistas, de todas as idades e condições físicas, é o contributo da modalidade para o reerguer daquela região.

O Passeio da Primavera terá 45 quilómetros, a percorrer no concelho de Oliveira do Hospital. A partida será dada às 9h30, na Ponte das Três Entradas, esperando-se que a chegada aconteça por volta das 13h00, na Aldeia das Dez, no mesmo local onde, horas mais tarde, chegarão os ciclistas profissionais. O período entre o final do passeio e a chegada da corrida será de convívio e animação na Aldeia.

Estão já inscritas 125 pessoas, mas os interessados ainda podem registar-se na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet, até dia 23. A inscrição custa 4 euros a praticantes federados 3 5 euros aos não federados. A inscrição garante a participação, seguro, abastecimento sólido e líquido, um brinde e medalha de participante. Após o final do passeio, os participantes são convidados a conviver na Aldeia das Dez, em torno de um porco no espeto e com boa disposição, enquanto esperam pela chegada dos profissionais, que agradecerão o apoio popular.


Taça de Portugal de DHI

Também no domingo, em território das Aldeias do Xisto, disputa-se a terceira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI). A corrida, pontuável para o ranking internacional como prova de classe 1 UCI, realiza-se no Louzanpark, sendo uma espécie de ensaio geral para o Campeonato da Europa desta disciplina de BTT, que acontecerá no mesmo local, entre 5 e 8 de abril.

A prova da Taça de Portugal contará com cerca de 200 corredores, oriundos de nove países: Alemanha, Andorra, Chile, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Polónia e Portugal. Entre os inscritos estão o ex-campeão mundial e europeu Gee Atherton e a atual número um do ranking mundial feminino, Myriam Nicole.

A manga de qualificação está marcada para as 11h00 e a final inicia-se às 14h30.


Taça de Portugal Feminina e de Cadetes

A Taça de Portugal Feminina de estrada arranca no próximo fim de semana, com uma jornada dupla. No sábado, o pelotão feminino ruma ao Algarve para disputar, em Albufeira, a primeira corrida da Taça. A partida será dada às 10h00, junto à Câmara Municipal, local onde estará instalada também a meta. As corredoras de elite terão de percorrer 87 quilómetros, as juniores ficam-se pelos 70, enquanto o trajeto das cadetes e das masters será de 53 mil metros.


A segunda etapa da Taça de Portugal Feminina está marcada para o dia seguinte, acontecendo em Palmela, a partir das 11h00. A partida e a chegada estarão instaladas no Cine-teatro São João. As ciclistas de elite vão pedalar ao longo de 77,4 quilómetros, as juniores têm por diante 62,6, as cadetes e as masters ficam-se pelos 46,8.

No mesmo dia e no mesmo local disputa-se a primeira prova da Taça de Portugal de Cadetes, fase Inter-Regional Sul. A partida será dada às 16h00 e o percurso terá 79,2 quilómetros.

A fase Inter-Regional Norte da Taça de Portugal de Cadetes também começa no domingo. O arranque dá-se com o Troféu Joaquim Leite, a disputar em Canidelo, Vila Nova de Gaia, a partir das 15h00. A corrida, em circuito, terá um total de 58 quilómetros.

Num fim-de-semana recheado de ciclismo de âmbito nacional e inter-regional, ainda há espaço para o Encontro Inter-Regional de Escolas, na vertente de estrada, a realizar e Alpiarça.

Cascais recebe, no sábado, um passeio de bicicleta que tem como mote “Vem Pedalar Contra o Ódio”. A iniciativa insere-se na Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio. A partida será dada às 10h00, no Centro Cultural de Cascais.


Mais eventos oficiais

24 de março: 7.º Road book BTT Fernão de Magalhães, Chaves

24 de março: 3 Horas de Resistência BTT da Bela Vista, Lisboa

25 de março: Rota do Azeite em BTT, Valbom dos Figos, Mirandela

25 de março: 4.º XCO da Vila de Melgaço

25 de março: Passeio BTT das Camélias, Celorico de Basto

25 de março: Maratona BTT do SW, Odemira

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário