sexta-feira, 21 de julho de 2017

“Campeonato Ibérico de Ciclismo Masters”


A equipa de ciclismo de Rio Maior, ASFIC – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic, deslocou-se no último domingo, a Almodôvar, onde participou no campeonato Ibérico de Ciclismo Masters.

O campeonato Ibérico realiza-se todos os anos, alternando a sua realização entre Portugal e Espanha, sendo objetivo desta prova apurar os três melhores ciclistas de cada escalão de ambos os países. As caraterísticas do percurso são comuns a todas as categorias, embora com distâncias diferentes.

O concelho de Almodôvar sucedeu assim, à localidade espanhola de Cazorla, na província de Jaén, Andaluzia, na disputa do Campeonato Ibérico de Ciclismo de estrada, para serem conhecidos oito novos campeões ibéricos nas categorias em liça: Elites Amadores, Master 30, Master 35, Master 40, Master 45, Master 50, Master 55 e Master 60.


Para esta prova a equipa do concelho de Rio Maior fez-se representar pelos ciclistas Rui Rodrigues, João Portela, Humberto Pereira Careca, Hugo Feijão e Jorge Letras, Nuno Manso, Aníbal Santo e Luís Vicente, acompanhados pelo treinador Jorge Caldeira.

Pelas 11 horas da manhã, decorreu a primeira corrida, onde estavam presentes as categorias master 40 e restantes acima, onde a ASFIC tinha 3 atletas, Rui Rodrigues, Aníbal Santo e Humberto Careca, que tiveram de percorrer 116 km, onde os termómetros marcaram temperaturas bem acima dos 40 graus, o que acabou por ser uma dificuldade maior e adversa. A ASFIC era uma equipa bastante marcada pelos adversários, pois Rui Rodrigues é o atual campeão nacional, e Humberto Careca tentava defender o seu título de campeão Ibérico.

Com cerca de 40 km percorridos Aníbal Santo ao vir a retaguarda, ao veículo de apoio buscar água para si e para os seus colegas de equipa, envolveu-se numa queda, o que o levou a nunca mais conseguir chegar ao pelotão.

A cerca de 12 km para a meta, quando Humberto Careca se encontrava com o seu colega Rui Rodrigues na frente, partiu o cabo das mudanças da sua bicicleta, o que levou a uma tentativa infrutífera de arranjo. Nesse momento 3 atletas Espanhóis atacaram a corrida, um deles da categoria de Rui Rodrigues, ganhando algum espaço entre o pelotão, não vindo a ser alcançados até ao fim. Rui Rodrigues venceu no pelotão ao sprint e subiu ao segundo lugar do pódio, tornando-se vice-campeão ibérico.


Na Corrida da tarde, Elites Amadores, Master 30 e Master 35, que foi adiada uma hora e encurtada na distância para também 116 km, a Asfic participou com Luís Vicente, João Portela, Nuno Manso, Hugo Feijão e Jorge letras.

Logo no início da corrida deu-se uma fuga de 4 atletas, onde estava Luís Vicente da ASFIC, que andaram cerca de 50 km até serem alcançados pelo pelotão.

Após o atleta da ASFIC ser alcançado, a ASFIC através de Nuno Manso voltou a atacar com mais alguns atletas, juntando-se pouco depois ao grupo outro atleta da ASFIC, João Portela.

Perto dos 30 km finais, o azar batia a porta da ASFIC, pois Luís Vicente furou, não estando neste momento o carro da equipa no pelotão, uma vez que estava atrás da fuga para apoiar os 2 atletas da ASFIC.

Quando o grupo de fugitivos já estava bastante reduzido e com apenas a 15 km do fim, o azar voltou a bater a porta da ASFIC, João Portela que era um forte candidato ao lugar mais alto do pódio, embateu num buraco, o que fez com que tivesse uma queda violenta, sendo transportado de imediato para o hospital de Castro Verde.


Nuno Manso viria a acabar a corrida com os fugitivos, e a subir ao 3 lugar do pódio no seu escalão.

Uma vez mais elevámos ao mais alto nível a cidade de Rio Maior e os patrocinadores da equipa, não só a nível nacional, mas além-fronteiras e por isso toda a equipa está de parabéns, pois os pódios alcançados são fruto do excelente trabalho desempenhado por quem trabalha arduamente no sentido de conseguir sempre bons resultados.

João Portela já se encontra a repousar na sua residência, não tendo partido qualquer osso do corpo, mas encontrando se bastante magoado e esfarrapado, desejando-lhe a direção e colegas de equipa rápidas melhoras

Fonte: ASFIC



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com