domingo, 15 de dezembro de 2019

“ANADIA EM DESTAQUE NOS 120 ANOS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO”

Fotos: UVP-FPC / João Fonseca

A União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) está a celebrar o seu 120.º aniversário, e, na gala realizada no passado sábado, 30 de novembro, em Lisboa, as felicitações foram também para o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, e para o Município de Anadia, pelo importante apoio que vem dando à modalidade.

Maria Teresa Belém Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, marcou presença no evento, e foi na sua pessoa que Delmino Pereira, presidente da FPC, deixou expresso o público agradecimento à autarquia, lembrando que Anadia é, neste momento, “o local de excelência para o alto rendimento” no que ao ciclismo diz respeito.

É aí que se encontram “o velódromo e umas infraestruturas de sonho”, e onde são proporcionadas “condições excecionais que nunca tivemos”. Considerou, ainda, que no CAR Anadia “está o futuro da nossa modalidade” e que é ali que “as novas gerações têm a oportunidade de desenvolver o ciclismo de alto rendimento”, o que só é possível “com o acesso às grandes infraestruturas e aos grandes técnicos”.

Também o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, ao falar sobre os ídolos do ciclismo e dos atletas atualmente envolvidos nos projetos paralímpico e olímpico, fez uma especial referência ao CAR Anadia, onde “nasceram” ciclistas como “os irmãos Ivo e Rui Oliveira, que, juntamente com a Maria Martins, estão a defender Portugal na pista”.

Dirigiu-se à edil de Anadia para agradecer a todos os autarcas “que contribuem de forma muito decisiva para o desenvolvimento desportivo”. “Temos um orgulho muito especial no CAR Anadia na medida em que, ainda muito recentemente, foi considerado um Centro Satélite de treino, para a Europa, pela UCI” afirmou, fazendo também alusão às pistas de XCO e de BMX que integram aquele equipamento, e mencionando a sua importância para a “vertente mais urbana, mais contemporânea, e vanguardista” que será necessária para atrair mais jovens para a modalidade.

A ligação de Anadia ao ciclismo será quase tão antiga como a presença da bicicleta em Portugal. O anadiense Mário Duarte, que se pensa que ter sido a primeira pessoa a pedalar na Bairrada, e que, em 1905, foi considerado “o desportista mais completo de Portugal”, sagrou-se campeão nacional de ciclismo amador em 1896 e 1898.

 A popularidade da bicicleta e do ciclismo em terras anadienses justificará, em 1910, a organização de uma corrida pelo Centro Velocipédico Anadiense, e a existência, já na década de 20, de ciclistas nas hostes do Anadia Futebol Clube. Muitos ciclistas anadienses participavam, então, em provas realizadas no concelho – Taça Curia, Volta à Bairrada, Circuito da Bairrada,… - e noutros pontos do país, vencendo em muitas delas. Em 1940, surge o Sangalhos Desporto Clube, cujas cores Alves Barbosa envergava quando, em 1951, 1956 e 1958, ganhou a Volta a Portugal em Bicicleta. Não será, pois, de estranhar a criação em Sangalhos, em janeiro de 1960, da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, que ali mantém a sua sede até aos dias de hoje.

No entanto, as crescentes exigências da competição foram ditando um lento declínio da modalidade no Sangalhos DC, e até a sua famosa pista foi, com o correr dos anos, evidenciando as marcas do tempo. Mas foi esta mesma situação que acabou por dar o mote para o renascimento do ciclismo em Anadia e na Bairrada, e, ao mesmo tempo, para uma verdadeira revolução na modalidade, graças à construção do CAR Anadia, assumida pelo Município de Anadia.

Inaugurado no dia 11 de setembro de 2009, com Alves Barbosa a estrear a pista do velódromo, este CAR veio criar condições para a prática do ciclismo em contexto de alto rendimento. Ali têm sido realizados inúmeros estágios e provas, nacionais e internacionais, conquistadas medalhas e quebrados recordes, no ciclismo e não só, já que a sua polivalência permite também acolher a atividade das federações de ginástica, judo, esgrima, e pentatlo moderno, para além de eventos com caráter não desportivo.

 Sintoma do ressurgimento do ciclismo na região é a criação, em 2013, do Clube de Ciclismo da Bairrada / Bairrada Cycling Team, sediado em Anadia, que tem desempenhado um papel primordial no desenvolvimento da modalidade na região e no país, graças ao trabalho de formação que vem realizando, e que tem contribuído para o aparecimento de novos talentos.

Fonte: Câmara Municipal Anadia

“JOÃO MATIAS EM CAMBRIDGE NA TAÇA DO MUNDO DE PISTA”

João Matias esteve ao serviço da Selecção Nacional em mais uma etapa da Taça do Mundo de Pista, desta feita em Cambridge, na Nova Zelândia, onde o corredor da Vito-Feirense-Pnb participou nas disciplinas olímpicas do omnium e madison e também no scratch.

No omnium, Matias terminou no 11º lugar, com 89 pontos. A vitória pertenceu ao neozelandês Stewart Campbell, com 142 pontos, seguido do australiano Cameron Meyer, com 133, e do cazaque Artyom Zakharov, com 129. Em madison, Matias fez dupla com Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), finalizando na 11ª posição, com quatro pontos.

A vitória pertenceu aos neozelandeses Aaron Gate e Campbell Stewart, com 129 pontos, seguidos dos australianos Kelland O’Brien e Cameron Meyer, com 87, e dos italianos Michele Scartezzini e Francesco Lamon, com 57. Por fim, na disciplina de scratch, João Matias fechou no 12º lugar, com a vitória a sorrir ao ucraniano Roman Gladysh, seguido do holandês Roy Eefting e do grego Christos Volikakis.

Fonte: VITO-FEIRENSE-PNB EQUIPA PROFISSIONAL DE CICLISMO

“Alcobaça com 5 troféus no Regional de Santarém”

Por: Joaquim Marques

Cinco troféus da Taça Regional de Santarém foram conquistados por cinco atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, que desta forma fecham o ano de 2019 com os olhos postos na próxima época.

João Andrade arrebatou o 1º lugar no escalão de Masters 50, enquanto na formação, nos escalões de Cadetes e Juniores, a equipa alcobacense conquistou quatro dos seis troféus em disputa. No escalão de cadetes Tiago Belchior alcançou o 2º lugar e Ricardo Ramos ficou na 3ª posição apenas deixando escapar o 1º lugar para a concorrência.

No escalão de Juniores, o cenário foi igual, com Carlos Fernandes a ocupar o 2º lugar e Miguel Correia a ficar na 3ª posição e apenas a deixarem escapar o 1º lugar.

Os troféus foram entregues no passado sábado, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, no decorrer da Gala de Encerramento da Época de 2019 promovida pela Associação de Ciclismo de Santarém, numa sessão muito concorrida, mas onde se nota a predominância do BTT em detrimento do ciclismo de estrada.

No decorrer da Gala foram ainda agraciados os atletas da região que alcançaram títulos nacionais e os campeões regionais, entre os quais se contava o atleta João Andrade, master 50, a correr com a camisola do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola e que, esta época, mais uma vez, fez a dobradinha ao vencer a Taça Regional e a ser Campeão Regional.

A formação continua a ser a primeira aposta do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola e os resultados continuam a compensar com a conquista de quatro dos seis troféus em disputa.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com