terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

“Saiba quais são os benefícios da Bicicleta na terceira idade”


Por: José Morais

Fotos: Arquivo Notícias do Pedal

Importante em qualquer fase da vida, a prática de exercícios físicos sempre foi uma grande aliada para a saúde e o bem-estar das pessoas, é uma preferência entre os desportistas, sem dúvidas, é a bicicleta,

Ainda que com o tempo a capacidade e a resistência física diminuam, é fundamental que a prática de exercícios permaneça, justamente para evitar a degeneração do corpo e manter-se ativo, e o uso de bicicleta na terceira idade pode ajudar grandemente, já que o ciclismo oferece diversos benefícios para a saúde.

Que pode saber sobre as vantagens de pedalar na terceira na idade, veja algumas orientações:

 

Porque usar a bicicleta na terceira idade

 

A prática de exercícios físicos é muito importante em qualquer idade, eles oferecem melhor condicionamento físico, resistência, aumento da massa muscular, bem-estar físico e também mental, pois libera serotonina e endorfina, substâncias ligadas à felicidade e ao relaxamento.


Crianças, jovens, adultos e idosos, todos se beneficiam com a prática do desporto, seja ele qual for, agora, o ciclismo tem se mostrado cada vez mais como uma atividade completa, pois possibilita a realização de esforço físico e aeróbico em movimentos suaves e com pouca possibilidade de impacto ou stresse.

Isso faz da bicicleta uma grande aliada das pessoas idosas, que precisam se exercitar com cuidado e sem grandes riscos de lesões, como é uma atividade tranquila e que pode ser praticada em parques e pistas próprias, oferece relativa segurança.

Além disso, diversas cidades têm investido cada vez mais em pistas cicláveis, ampliando os espaços disponíveis para a prática do desporto.

 

Quais os benefícios do ciclismo

 

A prática de ciclismo na terceira idade é ideal para exercitar diversas partes do corpo e dessa forma, oferece muitas vantagens à saúde, conheça algumas:


 

Fortalecimento da musculatura

 

Ao pedalar, o ciclista movimenta pernas, glúteos, coxas e abdômen, com a prática regular desse exercício, os músculos tendem a crescer e a ficar mais firmes, tonificando toda a região, com pernas mais fortes, a pessoa idosa melhora também o seu equilíbrio e resistência, facilitando ainda outras atividades, como caminhadas e corridas.

 

Melhoria na respiração

 

Como toda a prática aeróbica, o ciclismo melhora o ritmo de respiração, ampliando a capacidade pulmonar, assim, a pessoa idosa aumenta o seu condicionamento físico e apresenta mais fôlego, pois aprende a respirar no tempo certo e a reduzir o cansaço.




Diminuição do risco de doenças coronárias

 

A prática regular de ciclismo ajuda também na saúde do coração, como o esforço aplicado na pedalada aumenta o bombeamento do sangue e, consequentemente, a circulação sanguínea, o ciclismo melhora a condição cardiovascular do idoso e diminui o risco de doenças relacionadas a esse sistema, da mesma forma, o esforço físico diminui a taxa de gordura corporal e melhora o controle do colesterol, reduzindo as chances de se desenvolver uma doença coronária, como a aterosclerose.

 

Melhora na socialização

 

A prática de uma atividade física pode propiciar mais que benefícios físicos, o ciclismo também oferece muitas oportunidades de socialização, é comum que ciclistas pratiquem em dupla ou em grupos, ou ainda, se sozinhos, passem a conversar com outras pessoas, do mesmo modo, ao pedalar, pessoas idosas deixam de ser sedentárias e retraídas e passam a sair mais, conhecendo novas pessoas e criando novas amizades, esse fator de socialização é fundamental para reduzir a solidão e até mesmo alguns quadros de depressão, contribuindo para uma visão mais positiva da vida.


 

 

Melhora geral na saúde

 

Pedalar de forma regular oferece ainda outros diversos benefícios, tais como a redução da mortalidade, aumento do bem-estar psicológico e físico, correção da postura, melhora a capacidade funcional, entre outros benefícios, como bônus, é também um forte estimulante para outras mudanças no estilo de vida, pois aumenta a autoestima e a vontade de realizar novas atividades.

Entretanto, é importante frisar que essa etapa da vida exige cuidados, por isso, antes de iniciar qualquer atividade física inclusive a bicicleta na terceira idade, procure sempre uma opinião médica, somente um especialista poderá indicar a melhor atividade a ser praticada, e acompanhar sua evolução.

Agora, nem só de cuidados vive uma pessoa, afinal, não é à toa que muitos chamam essa etapa da vida de melhor idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com