sábado, 26 de outubro de 2019

“Equipa Portugal/Três portugueses na Taça do Mundo de Pista”

As duas primeiras provas da Taça do Mundo de Pista 2019/2020 serão realizadas no início de novembro, em Minsk, Bielorrússia, e em Glasgow, Escócia, com a Equipa Portugal representada por Iuri Leitão, Rui Oliveira e Maria Martins.

O principal objetivo da Seleção Portuguesa será a obtenção de pontos nas disciplinas de madison e de omnium, mirando a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As provas restantes serão corridas com o intuito de obter os melhores resultados possíveis, tendo menos pressão, com o propósito de garantir a elegibilidade de Portugal para disputar as disciplinas no Campeonato do Mundo.

O aliciante de ser uma competição que antecede os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, torna as corridas pontuáveis muito disputadas, visto que os atletas se encontram à procura de pontos para o ranking. As provas de madison e de omnium são importantes para as aspirações da equipa nacional, que irá enfrentar uma concorrência de peso.

A Taça do Mundo de Pista começa em Minsk, Bielorrússia, entre 1 e 3 de novembro. Maria Martins e Iuri Leitão iniciam a participação lusa, na qualificação da corrida por pontos, com a prova feminina e masculina a decorrerem no dia 1 de novembro, entre as 10h30 e as 11h30. As finais acontecem às 15h45 e às 17h30.

No dia 2 de novembro, Iuri Leitão corre o apuramento de scratch às 10h00 e, qualificando-se, a final às 12h20. Rui Oliveira inicia o concurso de omnium às 15h00, uma competição que vai decorrer até cerca das 18h00. No último dia de competição, na manhã de 3 de novembro, Iuri Leitão será o representante luso na prova de perseguição individual, pelas 8h45. Maria Martins inicia o concurso de omnium às 14h00, competindo até cerca das 17h00. Irui Leitão e Rui Oliveira fazem dupla em madison, às 15h00.

Na semana seguinte, de 8 a 10 de novembro, realiza-se a segunda prova da Taça do Mundo de Pista, em Glasgow. Neste caso, Portugal não conseguiu qualificação para a disciplina de madison, acabando por ter um programa mais curto.

A Equipa Portugal terá em Maria Martins, na disciplina olímpica de omnium, a única representante no dia 9. O concurso inicia-se às 18h30, estendendo-se até cerca das 22h00. No dia seguinte, Iuri Leitão faz o apuramento de scratch às 9h35, disputando a final, caso se qualifique, às 12h10. No mesmo dia, às 14h30, Rui Oliveira começa a competição de omnium, que se prolonga até as 17h40.

O calendário da Taça do Mundo de Pista será composto por seis provas. Depois da passagem pelos velódromos de Minsk e de Glasgow, segue-se a prova em Hong Kong, entre 29 de novembro e 1 de dezembro. A quarta jornada será em Cambridge, Nova Zelândia, de 6 a 8 de dezembro. Entre 13 e 15 de dezembro será realizada a quinta prova da Taça do Mundo, em Brisbane, Austrália. A Taça do Mundo termina em Milton, Canadá, de 24 a 26 de janeiro.

Este será o último ano em que a Taça do Mundo de Pista é corrida neste formato. Na época de 2020-2021, o número de jornadas irá diminuir de seis para três, mudando a designação para Taça das Nações, que será disputada entre abril e setembro.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com