quarta-feira, 16 de maio de 2018

“SARDINHA RESISTE EM MAR DE TUBARÕES”

Texto: After Two //works 

Fotos: Alban Cordoba, Hervé Bidou e João C

Diogo Sardinha, ciclista da Sicasal-Constantinos-Delta Cafés, foi entre os atletas sub-23 das equipas de clube, o mais rápido a cortar a meta da 27ª edição da Volta às Terras de Santa Maria, prova que percorreu este sábado as estradas do concelho de Santa Maria da Feira e definiu o vencedor do Troféu Fernando Mendes, título atribuído em homenagem a este ciclista feirense, vencedor da Volta a Portugal em 1974 e grande rival de Joaquim Agostinho nos anos 70. Numa corrida bastante movimentada desde o início, com constantes ataques e contra ataques protagonizados pelas equipas mais fortes da elite nacional, a alta velocidade foi sempre a nota dominante, facto que provocou um enorme fracionamento do pelotão numa fase ainda prematura da prova. Na frente ficou um grupo de apenas 35 elementos, onde Sardinha foi o único atleta da equipa torriense e um dos poucos sub-23 a conseguir manter-se na luta com os “tubarões” até ao final, cortando a meta numa excelente vigésima posição da geral a apenas 1 minuto e 4 segundos do vencedor, o espanhol Ángel Sánchez da W52-FC Porto.

Juniores em França, Escolas em Rio de Mouro

Os juniores da Academia Joaquim Agostinho desfrutaram duma experiência bastante enriquecedora com a participação no 44º Tour de Gironde, prova do calendário internacional disputada em Villenave d`Ornon, cidade francesa geminada com Torres Vedras que comunga com esta duas fortes tradições, o ciclismo e o vinho. Um forte pelotão de 139 atletas, entre os quais alguns dos melhores atletas europeus da atualidade, fazia antever um desafio bastante difícil, mas as estradas estreitas e a chuva intensa que se fez sentir durante quase toda a prova, foram os maiores adversários dos ciclistas torrienses. Wilson Esperança, que alcançou a 17ª posição da geral individual e Henrique Frois que foi 43º e o 9º melhor entre os juniores de primeiro ano, foram os elementos da formação torriense que conseguiram escapar às múltiplas quedas ocorridas e que obrigaram os restantes elementos da equipa a cortar o ritmo, comprometendo assim um melhor desempenho numa prova que rolou quase sempre a alta velocidade. Bernardo Jorge, na 68ª posição da geral, foi o outro elemento da equipa que resistiu a todas as adversidades e alcançou a meta final da prova. A escola de ciclismo Joaquim Agostinho também esteve bastante ativa no domingo, participando no encontro inter-regional de Rio de Mouro, prova dedicada exclusivamente à variante de todo o terreno. Com apenas 7 elementos em prova e apesar de ainda pouco rotinados com o btt, os atletas mais jovens da academia torriense alcançaram a 16ª posição da geral coletiva.

 Fonte: Academia Joaquim Agostinho

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com