domingo, 8 de março de 2020

“Taça de Portugal de XCO”

Jofre Cullell e Alessandra Keller triunfam em Vila Franca

Por: José Carlos Gomes

O catalão Jofre Cullell (Megamo Factory Team) e a suíça Alessandra Keller (Thömus Rn Swiss Team) venceram hoje a primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Vila Franca do Lima, Viana do Castelo.

Na reta final de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a corrida deste domingo, de classe 1 UCI, atraiu vários corredores de nível internacional, entre os quais medalhados em Jogos Olímpicos, em Mundiais e Europeus. Com um nível competitivo muito elevado, os corredores forasteiros confirmaram o favoritismo, numa competição em que o terreno foi fortemente endurecido pela lama.

A corrida de elite masculina teve um pódio totalmente espanhol. O sub-23 Jofre Cullell foi o mais forte, relegando dos “veteranos” para as posições imediatas. Sergio Mantecón (Kross Racing Team) só foi desfeiteado ao sprint. O terceiro, a 1m04s, foi Ismael Esteban (Aldro Racing Team). Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor português, na sexta posição.

A prova de elite feminina ofereceu uma espectacular batalha entre a vice-campeã olímpica, a polaca Maja Włoszczowska (Kross Racing Team), e a suíça Alessandra Keller (Thömus Rn Swiss Team). As duas discutiram o triunfo até ao risco de meta, acabando por ser a helvética a impor-se. A terceira foi a espanhola Rocio García (BH Templo Cafés UCC), a 2m20s das duas primeiras. Raquel Queirós (Guilhabreu BTT), maior esperança para a presença do BTT português nos Jogos Olímpicos deste ano, foi a quarta classificada e melhor sub-23.

Os vencedores das provas de juniores tiveram desempenhos concludentes, sobretudo Ana Santos (Patocycles/Eyres by Shamir), que deu continuidade a um início de época muito forte, com sucessos em Espanha. Em Vila Franca do Lima impôs-se com autoridade. A segunda classificada foi Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDREBORBTT), a 9m03s, enquanto Csenge Bokros (Limitless Team/XCO Nagykanizsa) fechou o pódio, a 10m36s.

No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o mais forte, com 57 segundos de vantagem sobre Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) e com 1m14s à melhor sobre Clément Cousin (Team VTT St Lo), que conseguiram os restantes lugares de honra.


Em cadetes triunfaram Daniel Lima (BTT Loulé/Elevis) e de Mariana Líbano (Maiatos)

Nas categorias de veteranos, destacaram-se os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Nádia Mendes (Clube BTT Águeda/FUNDIVEN), os masters 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova). Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o único paraciclista em prova nesta domingo.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCO, também uma corrida C1 UCI, vai realizar-se no dia 29 de março, em Marrazes, Leiria.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com