sábado, 6 de setembro de 2025

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Bruno Silva quinto classificado na penúltima etapa do Grande Prémio JN”


A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua esteve em destaque este sábado na penúltima jornada do 34.º Grande Prémio Jornal de Notícias, com Bruno Silva a cortar a meta em Viana do Castelo no 5.º lugar.

A etapa foi marcada por um ritmo muito elevado desde os primeiros quilómetros, com várias tentativas de fuga neutralizadas pelo pelotão. Nem mesmo quando um grupo de cerca de 30 corredores conseguiu ganhar algum espaço houve abertura para grandes aventuras, sendo já na frente do pelotão que se decidiu a chegada em Viana do Castelo.

Bruno Silva fez parte desse grupo restrito de candidatos, depois da exigente ascensão de 10 quilómetros sensivelmente a meio da etapa ter encolhido o pelotão aos melhores. À procura de bonificações que lhe permitam subir na classificação geral, o corredor da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua fechou a jornada no 5.º posto.

“Mais uma etapa feita a grande velocidade! Sensivelmente a meio da etapa existia uma montanha de 10 km que podia ser decisiva e foi feita a seleção dos melhores, onde viria a chegar à meta um grupo restrito. Não sendo sprinter, mas com um grupo reduzido e à procura de bonificações para subir na geral, fui com grandes ambições para a chegada. Fiz 5.º lugar, que poderia ter sido melhor. Continuamos a tentar; amanhã, no último dia, tentarei subir na geral e continuar a dignificar quem nos apoia. Será uma etapa rompe-pernas, onde tudo pode ser possível, já é o nono dia consecutivo e as forças já não são muitas para nenhum de nós”, afirmou Bruno Silva no final.

O 34.º Grande Prémio JN termina este domingo, em Vila Nova de Famalicão, com partida e chegada na cidade minhota. Serão 147,5 quilómetros com dois prémios de montanha de 3.ª categoria como principais obstáculos, em Serzedelo (Km 49,4) e Gonça (Km 93,3).

 

Classificação da Etapa 8 (Viana do Castelo > Viana do Castelo, 141 km)

 

1º. Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 3h14m44s

5º. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

39º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 15m33s

70º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

74º. Francisco Alves (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 22m27s

 

Classificação Geral Individual após a 8ª etapa

 

1º. Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 27h0m:43s

13º. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m18s

 43º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua),a 56m47s

70º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2h01m55s

77º. Francisco Alves (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2h25m19s

Classificação Geral por Equipas após a 8ª etapa

1º. AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, 80h51m29s

12º. Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 2h52m44s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Pedro Silva parte para o último dia de Grande Prémio JN em 3.º lugar na Geral e líder do Combinado. Excelente desempenho da Anicolor / Tien21 no Tour of Britain”


Fotos: Ciclismo +TV / Rodrigo Rodrigues

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, foi hoje o 4.º classificado na chegada ao sprint a Viana do Castelo, naquela que foi a penúltima etapa do 34.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias. O corredor da estrutura de Águeda parte para o último dia da competição com o 3.º lugar da Geral e líder do Combinado, com 44 segundos de diferença para a liderança, que continua com Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé). Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre) foi o vencedor da 8.ª Etapa, tendo Pedro Silva acabado com o mesmo tempo. Amanhã a derradeira tirada vai fechar a edição de 2025 de JN em Vila Nova de Famalicão, com 147,5 km que apresentam duas montanhas de 3.ª categoria. 

O penúltimo dia deste JN não fugiu à regra e foi atacado desde o início, embora com o pelotão atento e a dificultar a saída da fuga. Houve um grupo de 30 unidades que ainda rolou à frente, mas a movimentação de maior destaque foi feita através de uma dupla, aos 80 km, onde um dos corredores foi o Camisola Amarela. Contudo, a diferença não foi além de 01m15s, visto que o corredor da Anicolor / Tien21 Pedro Silva comandou a feroz perseguição no pelotão. A um dia do término da corrida e estando no 3.º lugar da Geral, o corredor tudo fez para chegar ao melhor resultado. 

A fuga seria anulada a cerca de 15 km da meta e foi com o pelotão compacto que se discutiu a vitória em Viana do Castelo, com Gabriel Baptista a revelar-se o mais forte. Pedro Silva foi o 4.º classificado, com o mesmo tempo e a um dia do desfecho do Grande Prémio JN está a 44 segundos da liderança, seguindo no comando da Geral do Combinado. 

“Foi uma etapa exigente, sabíamos das dificuldades deste dia, sabíamos que era importante estar na fuga e acabámos por tentar entrar, mas não aconteceu. A corrida acabou por ser bastante rápida, foi uma chegada ao sprint onde Pedro Silva acabou por fechar em 4.º lugar, mantendo o seu lugar na Geral, onde é o 3.º classificado. Amanhã é um dia decisivo e vamos manter o nosso foco para terminar com o melhor resultado possível”, explicou Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 

A 9.ª Etapa traz o desfecho do Grande Prémio JN. A partida (11H00) e chegada (14H48) será de Vila Nova de Famalicão, da Avenida Eng. Pinheiro Braga e no total será percorrida a distância de 147,5 km. O percurso terá dois Prémios de Montanha, ambos de 3.ª categoria (em Serzedelo, 49,4 km e em Gonça, aos 93,3 km). Antes disso vai estar um Ponto Quente em Caldas das Taipas (24,4 km) e a Meta Autarquias na Póvoa de Lanhoso (38,7 km). Também há uma Meta Volante, mais reservada para perto do final, aos 121,4 km, em Oliveira de Santa Maria. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

34.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS  

8.ª ETAPA: Viana do Castelo – Viana do Castelo » 141 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 8.ª ETAPA 

 

1.º Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 03h14m44s 

2.º António Carvalho (Feirense-Beeceler), mt 

3.º Diogo Gonçalves (Feirense-Beeceler), mt 

4.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), mt 

26.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 12s 

27.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 14s 

59.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 15m33s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 8.ª Etapa) 

 

1.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 27h00m43s 

2.º Raúl Rota (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 42s 

3.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 44s 

23.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 19m49s 

26.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 25m19s 

29.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 36m09s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense, 80h51m29s 

5.ª Anicolor / Tien21, a 18m28s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  

 

1.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 164 Pontos 

2.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 124 Pontos 

14.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 54 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Jesse Maris (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 32 Pontos 

2.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 13 Pontos 

24.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA  

 

1.º Miguel Salgueiro (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 8 Pontos 

12.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL COMBINADO – LILÁS  

 

1.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 7 Pontos 

14.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 61 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL META AUTARQUIAS – XADREZ

  

1.º Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 7 Pontos 

11.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS QUENTES – PRETA   

 

1.º Gonçalo Amado (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 9 Pontos 

8.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 2 Pontos 

12.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

14.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Francisco Cardoso ganha 1.ª etapa do Grande Prémio Alves Barbosa e Rodrigo Afonso é mais líder”


Francisco Cardoso ganha 1.ª etapa do Grande Prémio Alves Barbosa e Rodrigo Afonso é mais líder

Francisco Cardoso (Academia Efapel de Ciclismo) venceu este sábado a 1.ª etapa do Grande Prémio Alves Barbosa que ligou Montemor-o-Velho a Águeda. Rodrigo Afonso (Tensai-Sambiental-Santa Marta) mantém a camisola amarela.

Os dois foram os grandes protagonistas da tirada e a colaboração na parte final da corrida serviu para Francisco Cardoso e Rodrigo Afonso reduzam a luta pela vitória à geral entre os dois.

O jovem da Academia Efapel de Ciclismo completou hoje os 82,2 quilómetros ao cabo de 1h58m21s. O campeão nacional e camisola amarela foi segundo com o mesmo tempo. Rodrigo Conceição (Alenquer-G.D.M.-Anipura) completou o pódio ao gastar mais 40 segundos que o duo da frente.

Rodrigo Afonso comanda agora a geral individual com 29 segundos de vantagem para Francisco Cardoso. São os tempos do prólogo na véspera a fazer grande diferença. Rodrigo Conceição sobe ao terceiro posto com mais 54 segundos gastos.

Este domingo, corre-se a última etapa do 25.º Grande Prémio Alves Barbosa. O pelotão parte de Coimbra às 10 horas e tem pela frente 83,3 quilómetros até ao Castelo de Montemor-o-Velho onde está instalada a meta numa chegada em alto.

Fonte: Federação Portugal Ciclismo

“Rafael Reis é o vencedor do Prémio Combatividade no Tour of Britain, Rubén Fernández é o 16.º da Geral e Anicolor / Tien21 é a 2.ª classificada na Geral por Equipas”


Fotos: Inview Images

Sábado histórico para a Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21 no Tour of Briatin, em dia de etapa-rainha. Rafael Reis entrou na fuga do dia e cruzou a mítica montanha de 1.ª categoria “The Tumble”, à primeira passagem, em 1.º lugar, valendo-lhe a ousadia a vitória do Prémio Combatividade nesta 5.ª Etapa.

Além disso, a estrutura que tem sede em Águeda esteve com cinco corredores na frente e Rubén Fernández fechou no Top 15 do dia, onde o vencedor foi Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), de quem o espanhol ficou a 25 segundos, subindo ao 16.º lugar da Geral. Mas há mais: sendo a Anicolor / Tien21 a única equipa Continental em prova, o bom desempenho de todos hoje levou ao 2.º lugar na Geral coletiva, entre 19 das melhores equipas do mundo. Sem dúvida que este dia fica marcado na memória do Clube Desportivo Fullracing e amanhã o desafio será manter os bons resultados, para fechar com “chave de ouro”. 

“Foi um dia muito positivo, tínhamos a noção que podia sair uma fuga boa, ia haver uma luta grande pela fuga. A primeira parte tinha uma subida de 5 km, houve várias tentativas, muita gente tinha interesse em ir para a fuga, esperei um pouco e depois comecei a perceber o cansaço das tentativas e iniciei as minhas movimentações.

À segunda vez consegui logo fazer a fuga e acabei por ir num grupo de nove. Foi bastante positivo, foi bom, uma experiência muito boa também. Esta é uma corrida com um nível muito alto. Consegui o Prémio da Combatividade, estou contente por isso e a equipa também está a fazer uma corrida bastante boa. Estamos a fazer o máximo que conseguimos. Estamos em 2.º lugar por Equipas no meio de estrelas, somos a única equipa Continental na corrida e no meio de 19 estruturas estar em 2.º lugar, com 10 World Tour e o resto Profissionais Continentais, é muito positivo para nós.

As coisas estão a correr bastante bem e esperamos que amanhã consigamos manter esta posição. Ganhar vai ser um pouco difícil, mas se pelo menos conseguirmos manter este lugar na Geral por Equipas, para nós é como se fosse uma vitória. Temos de estar muito orgulhosos disso”, rematou Rafael Reis. 

Já Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Anicolor / Tien21, referiu que “a nossa prestação de hoje foi de muito bom nível numa corrida como esta. Estivemos mesmo muito bem. Depois da vitória na Combatividade de Rafael Reis e do Top 15 do Rubén Fernández na etapa, não poderíamos estar mais satisfeitos com a nossa prestação. Antes da etapa iniciar sabíamos que era um dia importante para colocar alguém na fuga e Rafael foi importante estar lá, porque as subidas mais duras eram complicadas para ele fazer na frente e estando na fuga seria mais fácil de as passar.

Com um grupo reduzido teríamos um importante homem na frente e foi isso que aconteceu. O nosso corredor ainda conseguiu cruzar a primeira passagem na Montanha de 1.ª categoria em 1.º lugar, a mesma montanha que culminaria com o final da etapa, mas à segunda passagem.

Aliar a tudo isso a vitória na Combatividade, para a nossa equipa e patrocinadores, foi algo muito importante. Já depois dessa primeira passagem na montanha, estivemos com cinco corredores no grupo da frente, o que foi muito bom, porque conseguimos colocar da melhor maneira os nossos líderes, tanto Rubén Fernández, como Alexis Guérin e Harrison Wood.

Na parte final sofreram ao máximo para ir com os primeiros e até bem perto de faltar 1,5 km para a meta, o nosso espanhol seguia com os homens da frente, apenas cedendo alguns segundos, o que o levou à subida na Geral Individual para 16.º classificado. Para uma equipa Continental, sendo a única em prova, é excelente e estar no 2.º lugar da Geral por Equipas é fantástico para a nossa estrutura. É um prémio para estes corredores, que estiveram sempre muito bem todos os dias”. 

Este domingo termina o Tour of Britain, com a 6.ª Etapa, que vai ligar Newport (11H45, Newport) a Cardiff (14H29, North Road), ao longo de 112,2 km, num dia que se centra na carreira do campeão do Tour de France de 2018, Geraint Thomas. Espera-se que o galês se retire do ciclismo precisamente no final deste Tour da Grã-Bretanha, sendo a sua grande despedida. 

A etapa começa pelo Velódromo Nacional Geraint Thomas em Newport. Após a montanha de 1.ª categoria Caerphilly (1,9 km a 9,7%), o percurso passará pelo Velódromo de Maindy – a pista onde Thomas começou a pedalar quando era mais jovem – durante os quilómetros finais da corrida. A tirada terá o seu final em Cardiff, a capital do País de Gales, ao lado do Parque Bute.

 

CLASSIFICAÇÕES: 

LLOYDS TOUR OF BRITAIN MEN 

5.ª ETAPA: Pontypool – The Tumble » 133,5 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA 

 

1.º Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), 03h07m56s 

2.º Thomas Gloag (Team Visma | Lease a Bike), mt 

3.º Oscar Onley (Team Picnic PostNL), mt 

15.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), a 25s 

20.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), a 44s 

29.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), a 01m55s 

64.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), a 07m02s 

71.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), a 07m58s 

109.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 18m46s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – VERDE (após a 5.ª Etapa) 

 

1.º Romain Grégoire (Groupama - FDJ), 17h03m04s 

2.º Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), a 02s 

3.º Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team), a 04s 

16.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), a 42s 

22.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), a 01m21s 

35.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), a 05m03s 

62.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), a 11m29s 

93.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), a 17m43s 

109.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 38m45s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Bahrain-Victorious, 51h11m00s 

2.ª Anicolor / Tien21, a 02m31s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERMELHA 

 

1.º Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike), 52 Pontos 

35.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), 5 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Victor Vercouillie (Team Flanders - Baloise), 36 Pontos 

4.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), 15 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

  

1.º Romain Grégoire (Groupama - FDJ), 17h03m04s 

25.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 38m45s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Melissa Maia e José Dias foram os melhores lusos no Mundial de XCM”


Depois de mais de seis horas de corrida, 125 quilómetros e mais de 5 mil metros de desnível acumulado nos alpes da cantão de Valais, na Suíça, cumpriu-se este sábado a mais dura e emblemática cumprida a mais dura maratona deste Mundial de BTT.

Disputada no mítico Grand Raid Verbier-Grimentz, a prova que consagrou os novos Campeões do Mundo de XCM cumpriu com todos os predicados que lhe são conhecidos, num teste extremo à resistência e capacidade de adaptação destes incríveis corredores, onde se incluíram quatro representantes lusos.

Na corrida masculina, ganha pelo norte americano Keegan Swenson, com o tempo total de 6h01m44,3s, José Dias foi o melhor dos portugueses, concluindo a sua prova no 36º lugar, a pouco mais de 30 minutos do vencedor. O mais consagrado dos corredores luso, já com medalhado com um bronze no Mundial de 2021, apenas rodou fora dos 40 primeiros na fase inicial do percurso, conseguindo subir três posições já na subida final.

Francisco Filipe teve, ao contrário, um arranque em força, colocando-se entre os 20 primeiros classificados durante os primeiros dois setores, cedendo depois na fase mais dura do percurso, concluindo no 45º lugar. Guilherme Mota encerrou a participação portuguesa no setor masculino, classificando-se no 51º lugar.

Na vertente feminina, Melissa Maia foi a única representante lusa, cumprindo a sua estreia em Mundiais no 33º lugar final, depois de um furo ter condicionado parte da sua corrida. Com o mesmo percurso que os masculinos, a prova foi ganha pela norte-americana Kate Courtney, com o tempo final de 7h10m11s.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vuelta: Soler dá mais uma vitória à Team Emirates. Almeida perde dois segundos para Vingegaard”


Camisola vermelha alcançou o segundo lugar da etapa ao bater o ciclista português em cima da meta

 

Marc Soler venceu a 14ª etapa da Volta a Espanha. O ciclista da Team-Emirates foi o mais rápido a percorrer os quase 136 quilómetros que ligaram Avilés aos Lagos do Somiedo.

Com esta vitória, a equipa de João Almeida somou a sua sétima na presente edição da Vuelta. Atrás de Soler chegou Jonas Vingegaard, segundo classificado, e Almeida em terceiro, ambos a 39 segundos de diferença.

No que às contas da geral diz respeito, o dinamarquês ganhou dois segundos ao corredor de A-dos-Francos, devido às bonificações.

Nesta altura, os dois ciclistas estão agora separados por 48 segundos, com vantagem para o líder da Visma. Tom Pidcock mantem o terceiro lugar, a 2:38 de Vingegaard.

Na próxima etapa o pelotão irá ter pela frente 168 quilómetros entre A Veiga e Monforte de Lemos, numa tirada com menos dificuldades, em comparação com os dois últimos dias.

Será a última tirada antes do segundo e último dia de descanso na Volta a Espanha.

Fonte: Sapo on-line

“Gonçalo Costa sobe na geral em dia de dose dupla no Giro della Lunigiana”


O português Gonçalo Costa subiu este sábado quatro posições na classificação geral individual do Giro della Lunigiana em Itália. O corredor da Seleção Nacional de Juniores foi aquele que alcançou melhor registo combinado nos dois setores da 3.ª etapa.

Na ligação matinal de 54,4 quilómetros, entre Equi Terme e Marina di Massa, o terreno plano ofereceu aos 121 corredores do pelotão uma corrida a alta velocidade. A média do primeiro setor de corrida foi de 49 Km/h.

O italiano Alessio Magagnotti (Trento) venceu ao sprint e superiorizou-se aos compatriotas Brandon Fedrizzi (Bolzano) e Christian Pighin (Friuli Venezia Giulia).

Todos os corredores da Seleção Nacional de Juniores chegaram integrados no pelotão com o mesmo tempo do vencedor: Gonçalo Costa foi 22.º, Guilherme Santos terminou em 47.º, José Salgueiro alcançou a 95.ª posição e Gonçalo Rodrigues terminou no degrau 116 da contagem.

Bem diferente foi o segundo setor do dia com chegada em alto. A ascensão a Fivizzano, numa contagem de montanha de 3.ª categoria, foi feita por duas vezes e isso tratou de fracionar o pelotão.

Ainda assim, a chegada foi discutida até ao último metro. A vitória foi de Johan Blanc (França) mas com apenas um segundo de vantagem para Giulio Degl'Innocenti Pavi (Itália) e dois para o Seff Van Kerckhove (Bélgica). Com este resultado, o belga solidificou ainda mais o comando da geral com uma diferença de oito segundos para o austríaco Anatol Friedl.

No que diz respeito aos corredores lusos, José Salgueiro (24.º) e Gonçalo Costa (26.º) chegaram ambos com 18 segundos de atraso. Guilherme Santos foi 57.º a 1m14s e Gonçalo Rodrigues gastou mais 5m12s fechando o dia no 111.º posto.

Nas contas da geral, Gonçalo Costa sobe ao 23.º lugar e está a 3m45s. Gonçalo Rodrigues (82.º a 17m04s), Guilherme Santos (95.º a 19m11s) e José Salgueiro (103.º a 20m04s) são os outros corredores lusos ainda em prova.

Este domingo, a 4.ª e derradeira etapa do Giro della Lunigiana liga La Spezia a Terre di Luni. A etapa rainha da prova tem pouco mais de 100 quilómetros, mas com muita montanha: Passo del Termine (Categoria Especial ao Km 20,5), Foce (3.ª categoria ao Km 40) e Fosdinovo (1.ª categoria ao Km 78,5).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Gabriel Baptista vence penúltima etapa e Nicolás Tivani reforça liderança do Grande Prémio JN”


Gabriel Baptista venceu este sábado a 8.ª e penúltima etapa do Grande Prémio JN. O jovem português deu à equipa espanhola Technosylva Maglia Rower Bembibre o segundo triunfo consecutivo na prova. Nicolás Tivani reforçou a liderança à entrada para o último dia de competição.

A penúltima jornada do Grande Prémio JN foi atacada desde início mas o pelotão nunca deu margem para grandes aventuras. Nem diferente foi a história quando um grupo de 30 unidades se adiantou ao restante lote de corredores.

Contudo, merece nota de destaque a movimentação do camisola amarela à passagem do quilómetro 80. Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) atacou e levou a companhia de Byron Munton (Feirense-Beeceler).

A vantagem dos escapados não chegou a ultrapassar 1m15s e isso se deve à perseguição feita por um pelotão comandado por Pedro Silva. O corredor da Anicolor-Tien21, terceiro da geral e que à partida estava a 38 segundos da amarela, foi obrigado a fazer pela vida para alimentar a esperança de tudo poder mudar no último dia do Grande Prémio JN.

A fuga acabou por ser anulada a cerca de 15 quilómetros da chegada e, apesar de uma última tentativa de Afonso Silva (AP Hotels&Resorts-Tavira-SC Farense) que não chegou a ter mais de 20 segundos de vantagem, foi em pelotão compacto a discussão em Viana do Castelo.

Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre) bateu a concorrência e alcançou a terceira vitória da temporada. O jovem de 20 anos venceu o Troféu Ribeiro da Silva e o Troféu Peixoto Alves no mês de Junho. António Carvalho foi segundo e Diogo Gonçalves terceiro (ambos da Feirense-Beeceler).

Nas contas pela geral, o argentino Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) tirou fruto das bonificações e aumentou a distância para o perseguidor direto, o espanhol Raul Rota (Rádio Popular-Paredes-Boavista), para 42 segundos. Já Pedro Silva (Anicolor-Tien21) prossegue no último posto do pódio a 44 segundos do camisola amarela.

Este domingo, a última etapa do 34.º Grande Prémio JN tem partida e chegada em Vila Nova de Famalicão. São 147,5 quilómetros com dois prémios de montanha de 3.ª categoria como maiores dificuldades: em Serzedelo (Km 49,4) e em Gonça (Km 93,3).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vingegaard reconhece superioridade de João Almeida: «Foi super forte»”


Dinamarquês assume que agora terá de prestar atenção especial ao português

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

Depois de ter ganho vários segundos a João Almeida em etapas prévias, Jonas Vingegaard foi esta sexta-feira derrotado pelo português na subida ao icónico Angliru. Não cedeu mais do que os segundos de bonificação (10 para Almeida e 6 para Vingegaard), mas assumiu a tristeza por não ter ganho a tirada, ainda que reconheça que o desfecho foi justo.

"Para ser sincero, sim, adorava ter ganho hoje. Fizemos tudo para que eu tivesse uma chance para ganhar. Mas, para ser sincero, acho que o João mereceu ganhar hoje. Foi super forte. Fiz o que pude e, como disse, ele mereceu ganhar. Mas claro que fico desapontado por não ter conseguido ganhar. Sabia que ele tinha a intenção de ganhar quando chegámos à penúltima subida, porque colocou a sua equipa na frente. E estava a ir muito. Mas a minha equipa também esteve muito bem a puxar o dia todo, por isso peço-lhes desculpa por não ter conseguido ganhar. Queria ganhar por eles e pela minha família", assumiu.

Agora, com Almeida a 46 segundos e a concorrência bem mais longe, o dinamarquês assume que a sua preocupação passa a ter um único nome. "Agora tenho de focar-me mais no João do que nos outros. Sendo sincero, no final de contas posso ficar satisfeito, mas como disse gostava de ter ganho pela minha família e pelos meus colegas. É o Angliru, é uma subida muito especial e adorava ter ganho aqui hoje".

Jay Vine "orgulhoso" pela vitória de João Almeida: «Ele merecia esta performance da nossa parte»

Vitória épica no Angliru para João Almeida

Da felicitação de Vingegaard ao abraço do patrão Matxin: os bastidores da vitória de João Almeida

João Almeida foi o nono português a vencer em Espanha

Fonte: Record on-line

“Detidas 12 pessoas no início da subida ao Angliru”


Em causa o protesto contra a presença da equipa Israel-Premier Tech que travou o andamento da fuga

 

Por: Lusa

A Guardia Civil de Espanha deteve esta sexta-feira 12 pessoas por travarem o andamento dos ciclistas na 13.ª etapa da Vuelta, quando iniciavam a subida ao Angliru, protestando assim pela presença da equipa Israel-Premier Tech.

Segundo o Instituto Armado, os três ciclistas que seguiam em fuga, ou seja o cazaque Nico Vinokurov (Astana), o equatoriano Jefferson Cepeda (Movistar) e o luxemburguês Bob Jungels (INEOS), foram surpreendidos pelo grupo de manifestantes, que cortaram a corrida, colocando uma tabuleta na estrada, segura por seis deles.

A situação obrigou os ciclistas a deter a marcha durante meio minuto, o tempo que levou à reação da Guardia Civil de Trânsito e do Grupo Rural de Segurança, que acompanham a Vuelta.

Os elementos da Guardia Civil conseguiram afastar os manifestantes da corrida, com os ciclistas a poderem seguir em prova.

Os integrantes do grupo foram identificados pela Unidade Orgânica de Polícia Judicial da Guardia Civil das Astúrias, sendo detidos como autores de um delito de desordem pública e transportados para Oviedo.

Os protestos contra a presença da Israel-Premier Tech intensificaram-se hoje, ao longo da primeira etapa asturiana da Vuelta, com vários grupos de manifestantes ao longo do trajeto, exibindo bandeiras da Palestina.

As 12 detenções nas Astúrias juntam-se às ocorridas na quarta-feira em Bilbau, onde os incidentes levaram a três detenções, com cinco outras pessoas identificadas e quatro agentes da Ertzaintza feridos.

Fonte: Record on-line

“Anicolor / Tien21Pedro Silva continua em 3.º lugar na Geral do Grande Prémio JN e líder do Combinado”


Foto: Ciclismo +TV / Rodrigo Rodrigues

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, continua no 3.º lugar da Geral do 34.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias, a 38 segundos da liderança, após a 7.ª Etapa, que teve partida e chegada na sua terra natal, Barcelos. Nesta sexta-feira, Gonçalo Oliveira teve uma palavra a dizer, sendo que entrou na fuga do dia, um grupo numeroso onde Pedro Silva não esteve, continuando, contudo, sem nada se alterar nas contas da Geral, mantendo-se também de Lilás, no comando do Combinado. Amanhã a 8.ª Etapa vai correr-se em Viana do Castelo e será o penúltimo dia de prova, numa distância de 141 km. 

A 7.ª Etapa foi de novo muito atacada, com o pelotão a continuar a dar espetáculo. A fuga do dia formou-se aos 30 km, primeiro com 26 corredores, depois juntaram-se mais 12 e o grupo somou 38 unidades. Gonçalo Oliveira foi um dos escapados e Fábio Costa ainda tentou entrar no grupo, mas uma avaria impediu-o de concretizar esse objetivo. A vantagem dos fugitivos chegou quase aos 06 minutos e logo se viu que a vitória em Barcelos seria discutida entre o grupo, à exceção de um deles, que descolou.  

O mais forte foi Grigorii Skorniakov (Technosylva Maglia Rower Bembibre). Pedro Silva, o corredor melhor colocado da Anicolor / Tien21 na Geral, que não entrou na fuga e foi hoje o 53.º classificado, mas em nada mexeu nas contas da Geral, onde ficou tudo na mesma. O corredor de Barcelos segue também líder do Combinado.  

“Mais uma etapa muito atacada desde o início, acabou por sair uma fuga numerosa, onde tivemos Gonçalo Oliveira e também tivemos Fábio Costa prestes a entrar. Infelizmente sofreu um problema mecânico, ficando de parte essa possibilidade, que nos limitou bastante para o final. Contudo, ainda faltam dois dias importantes, continuamos no pódio com Pedro Silva e tudo iremos fazer para sair desta corrida com um bom resultado”, sublinhou Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 

Amanhã é dia de 8.ª Etapa no Grande Prémio JN. Terá partida (11H00) e chegada (14H36) a Viana do Castelo. Os pontos altos do dia terão lugar na Avenida de Figueiredo - Praia Norte, de onde o pelotão vai sair e regressar depois de percorridos os 141 km de trajeto. Pelo caminho há duas contagens de montanha, a primeira aos 55 km, de 2.ª categoria em Castanheira e a outra será aos 73,3 km, em Infesta, neste caso de 3.ª categoria. Também há uma Meta Volante antes, aos 30 km, em Lanheses. Aos 61,4 km surge a Meta Autarquias, instalada em Paredes de Coura e o Ponto Quente fica reservado mais para o final, em Caminha, aos 120,9 km. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

34.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS  

7.ª ETAPA: Barcelos – Barcelos» 157,6 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 7.ª ETAPA 

 

1.º Grigorii Skorniakov (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 03h36m38s 

2.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 

3.º Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre), mt 

17.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 04s 

53.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 04m45s 

3.º Francisco Campos (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense), mt 

79.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 06m43s 

81.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 06m59s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 7.ª Etapa)

 

1.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 23h46m05s 

2.º Raúl Rota (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 36s 

3.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 38s 

23.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 09m40s 

28.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 19m31s 

38.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 35m49s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense, 71h07m17s 

6.ª Anicolor / Tien21, a 18m02s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  

 

1.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 154 Pontos 

3.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 102 Pontos 

12.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 54 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Jesse Maris (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 26 Pontos 

6.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 9 Pontos 

22.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA  

 

1.º Miguel Salgueiro (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 8 Pontos 

11.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL COMBINADO – LILÁS  

 

1.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 12 Pontos 

12.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 62 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL META AUTARQUIAS – XADREZ

   

1.º Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 7 Pontos 

11.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS QUENTES – PRETA 

 

1.º Gonçalo Amado (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 9 Pontos 

8.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 2 Pontos 

11.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

12.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua João Matias brilha em casa e alcança a segunda posição em Barcelos”


Após ter sido protagonista na 6.ª etapa, onde integrou a fuga do dia e mostrou a camisola da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua com enorme determinação, João Matias voltou a estar em evidência, desta vez na sua terra natal, Barcelos. Na chegada da 7.ª etapa, o ciclista barcelense sprintou para um notável 2.º lugar, reforçando o excelente momento de forma e a consistência da equipa ao longo da prova.

 

Na véspera, Matias explicou a sua estratégia:

 

"Hoje entrei na fuga com o objetivo de passar a subida de Talhadas a um ritmo mais confortável para depois poder estar na frente da corrida e tentar jogar para a vitória de etapa. Consegui tudo isso mas infelizmente depois de ter estado na frente todo o dia a última movimentação não foi possível estar nela e o plano foi por ‘água abaixo’! Restou-me perseguir no grupo principal para que a diferença não fosse maior e o Bruno não perder tanto tempo para a Classificação Geral."

Com a motivação redobrada de correr perante o público da sua terra, Matias voltou a estar entre os melhores:

"Hoje a motivação era enorme para tentar fazer uma chegada bonita e penso que o foi! Estive muito perto de vencer mais uma vez mas confiante de que ainda pode acontecer! O Barbio mais uma vez esteve excecional! Todo o dia comigo na fuga a ajudar a fechar espaços e a levar o grupo o mais compacto possível até final e colocou-me em posição perfeita para poder disputar a etapa! Um enorme obrigado a toda a equipa, mas em especial a ele pois vai deixar saudades quando no final do ano deixar de ser ciclista!"

 

 

Este sábado, disputa-se a penúltima etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, com partida e chegada em Viana do Castelo. O percurso de 158,8 quilómetros promete espetáculo, com duas contagens de montanha logo na primeira metade da etapa, Castanheira (2.ª categoria) ao km 55 e Pedroso (3.ª categoria) ao km 71,3.

 

Classificação da etapa

 

1º. Skorniakov Grigorii (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 3h36m38s

2º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 0s

32º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 43s

41º. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 4m45s

75º. Francisco Alves (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m49s

 

Classificação geral

 

1º. Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 23h46m05s

12º. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m12s

41º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 41m08s

71º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1h39m22s

77º. Francisco Alves (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2h02m46s

 

Classificação por equipas

 

1º. AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, 71h07m17s

12º. Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 2h14m44s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com